Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Extremo Oriente continua a ser destino importante para a carne suína do Reino Unido

O Extremo Oriente permaneceu um importante destino para as exportações de carne suína do Reino Unido durante o primeiro semestre do ano, agregando valor significativo ao setor

Extremo Oriente continua a ser destino importante para a carne suína do Reino Unido

Apesar da diminuição dos embarques devido aos desafios no mercado, a China continua sendo o maior importador de carne suína do Reino Unido, com exportações avaliadas em quase £ 88 milhões ( £ 1 = R$ 5,98) até agora este ano.

De janeiro a junho, mais da metade das 108.294 toneladas de carne suína exportadas para países não pertencentes à UE foram importadas pela China.

Isto foi seguido pelas Filipinas – que se tornou o terceiro maior importador mundial de carne suína do Reino Unido.

As remessas para lá foram avaliadas em £ 25,9 milhões nos primeiros seis meses do ano – um aumento de 14,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A primeira missão comercial do Reino Unido às Filipinas ocorreu em maio, hospedando nove exportadores do Reino Unido em Manilla para facilitar as reuniões de negócios importantes com os principais importadores.

Em outros lugares, o Japão está se tornando um valioso mercado de exportação para o setor de carne vermelha do Reino Unido, com embarques de carne suína e bovina significativamente acima do ano passado.

Depois de garantir o acesso ao mercado de carne bovina em 2019, os embarques aumentaram constantemente, com £ 9,2 milhões exportados nos primeiros seis meses de 2022 – acima dos £ 2,8 milhões.

Os embarques de carne suína também aumentaram, com exportações no valor de quase £ 3,2 milhões.

O chefe de exportações do AHDB, Jonathan Eckley, disse que os mercados asiáticos são “extremamente valiosos” para o setor de carne vermelha do Reino Unido, apesar de muitos desafios no cenário global este ano.

“Embora os volumes para alguns países possam ser bastante baixos, esses mercados são vitais para abordar a questão do equilíbrio de carcaças e utilizar cortes que são menos populares aqui no Reino Unido, mas atraem um valor significativo no Extremo Oriente.

“Continuaremos a trabalhar com o governo e os contribuintes para abrir mais novos mercados no Extremo Oriente e desenvolver ainda mais a região, incluindo a participação em feiras para mostrar a carne vermelha de alta qualidade que produzimos aqui no Reino Unido”.

Os números mostram que o valor das exportações de carne vermelha do Reino Unido atingiu níveis recordes , valendo impressionantes £ 858 milhões no primeiro semestre deste ano.

As exportações de carne vermelha superaram os níveis pré-pandemia, com o valor dos embarques em alta recorde, de acordo com os últimos números do HMRC.