Nesta segunda-feira (14), o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu a visita do Ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes, Thani bin Ahmed Al Zeyoud. Este encontro representou uma continuidade das discussões iniciadas durante a missão oficial de Fávaro e sua equipe aos Emirados Árabes, cujo propósito é fortalecer as parcerias entre ambos os países no âmbito agropecuário. Atualmente, o mercado já importa do Brasil carne bovina, de frango e açúcar, e existe uma margem para expandir as exportações para produtos como frutas, bem como para a cooperação no campo da tecnologia e inovação no agronegócio. A presença do representante árabe marca o início de uma agenda com esse propósito.
“Estabelecer uma colaboração com os Emirados Árabes nos oferece a oportunidade de ampliar nossas exportações para um país que se transformou em um importante centro de distribuição de produtos brasileiros para todo o Oriente Médio e Ásia”, afirmou Fávaro.
Ao discutir o programa brasileiro de sustentabilidade, que visa dobrar a área de produção de alimentos no país sem comprometer o desmatamento, Carlos Fávaro explicou ao ministro árabe a intenção de revitalizar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade, para aumentar a produção agropecuária através da captura de carbono e a preservação de 66% do território brasileiro. Essa iniciativa foi apresentada nos Emirados Árabes e atraiu a atenção de fundos de investimento do país.
Al Zeyoud reafirmou o interesse de sua nação em expandir as relações comerciais com o Brasil, destacando que já está trabalhando nesse sentido. O ministro enfatizou o interesse em promover a troca de conhecimento entre a Embrapa e uma entidade similar dos Emirados Árabes. Ele também informou que participou do lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e que a representação dos Emirados Árabes no Brasil está realizando reuniões com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
“Tivemos reuniões com esses dois órgãos para obter informações sobre como os Emirados Árabes podem contribuir para o setor agrícola brasileiro. Conversamos com a CNA sobre estratégias para promover os produtos brasileiros em nosso país e estivemos presentes no lançamento do PAC, a convite do presidente Lula. Estamos compilando informações para trazer propostas de investimento”, compartilhou o ministro.
Carlos Fávaro avaliou que a visita ao ministério e a presença do ministro no lançamento do PAC já evidenciam o interesse dos Emirados Árabes em estabelecer novas colaborações com o Brasil.
“Estamos entusiasmados com a estreita relação com o país, que trará excelentes oportunidades para ambas as partes. Oferecemos nosso total apoio e nossa equipe está à disposição”, assegurou Fávaro ao Ministro Al Zeyoud.