As Filipinas ordenaram uma proibição temporária de aves domésticas e selvagens, incluindo carne de aves, pintos do dia, ovos e sêmen aviário da República Tcheca, em aparente movimento para impedir a entrada em o país do vírus da gripe aviária.
O secretário de Agricultura das Filipinas, William Dar, disse em um memorando que a proibição temporária de importação foi imposta depois que a Veterinária Estatal da República Tcheca confirmou à Organização Mundial de Saúde Animal que há um surto de gripe aviária H5N8 naquele país.
“É necessário impedir a entrada do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (HPAI) para proteger a saúde da população avícola local”, dizia a ordem.
As Filipinas ordenaram anteriormente uma proibição temporária de importação de aves domésticas e selvagens e seus produtos da Eslováquia, Hungria e Ucrânia.
As Filipinas estavam livres da gripe aviária até 2017, quando o governo detectou a presença do vírus em granjas de aves na área de Central Luzon, no norte das Filipinas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o vírus da influenza aviária A (H5N8) tem se espalhado rapidamente, provavelmente através de aves migratórias selvagens na Ásia e na Europa nos últimos meses, causando mortes em aves selvagens e surtos em aves domésticas.