[quotes_menu]

Nutrição

Fim do estresse, começo da produção

Suplementos vitamínicos atuam diretamente na redução do estresse das aves, quando submetidas a situações desafiadoras

A hen with white feather
A hen with white feather

As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o metabolismo animal. Todas as funções fisiológicas como: crescimento, desenvolvimento muscular, manutenção e a reprodução, são dependentes de quantidades mínimas diárias de vitaminas. Grande parte dessas vitaminas não são sintetizadas pelo animal, por isso, a suplementação diária em pequenas quantidades via ração se faz necessária para evitar o aparecimento de deficiências ou síndromes nas aves.

Em condições normais de produção, as aves consomem as doses diárias de vitaminas através do alimento, porém, em situações de estresse, o consumo de ração é reduzido e consequentemente, a ingestão das quantidades mínimas de vitaminas é comprometida.

Além disso, manejos como: vacinações, seleções, transferências, debicagem, trocas de fases de ração e condições desfavoráveis de temperatura ambiente podem favorecer uma situação de estresse, reduzindo o consumo de ração. A suplementação vitamínica através da água de bebida é uma alternativa para evitar que a ingestão diária de vitaminas seja reduzida.

Seja para aves de corte, matrizes pesadas ou postura comercial, os suplementos vitamínicos surgem como uma alternativa ideal para evitar que a ingestão diária de vitaminas seja reduzida com o consumo de ração comprometido.

Todo e qualquer investimento realizado para aprimorar a produção de frangos e ovos, deve levar em consideração a praticidade e o retorno financeiro a médio e curto prazo. Seguindo essas exigências, a Agroceres Multimix desenvolveu a Linha agVit, que é composta por dois suplementos vitamínicos, desenvolvidos para serem diluídos em água de bebida.

Marcelo Torretta, gerente nacional de aves da Agroceres Multimix, evidencia os desafios da produção e a proposta de valor da nova linha. “Sabemos que as aves estressadas produzem menos e temos diversos fatores que potencializam esse problema. Transporte, alojamento, vacinações, seleções, transferência, debicagem, tudo isso interfere diretamente no desempenho das aves, sem contar o estresse térmico e a formação de amônia. A Linha agVit proporciona aporte vitamínico às aves, além de fornecer outros nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, evitando assim, surpresas indesejáveis na produção”, explica.