Uma fazenda francesa registrou um surto de gripe aviária altamente patogênica pela primeira vez desde janeiro, conforme comunicado do Ministério da Agricultura divulgado na terça-feira.
A doença, conhecida como gripe aviária, foi identificada em uma granja avícola na região noroeste da Bretanha na segunda-feira. Acredita-se que o surto tenha se propagado através de aves selvagens, após vários casos em áreas costeiras próximas, informou o ministério.
A gripe aviária é letal para aves e tem causado grandes danos aos rebanhos em todo o mundo nos últimos anos. Além das aves, autoridades de saúde estão monitorando a transmissão para outros animais e até para trabalhadores de fazendas, como foi o caso nos Estados Unidos.
A França iniciou no ano passado uma campanha de vacinação em massa para patos de criação, o que ajudou a limitar a propagação da gripe aviária em comparação com anos anteriores. No entanto, o surto recente na Bretanha fez com que o país perdesse seu status internacional de área livre da gripe aviária, embora as autoridades tenham mantido o nível de alerta nacional no mínimo.
O ministério não especificou qual cepa da gripe aviária foi identificada na fazenda afetada, onde todo o rebanho foi abatido.