Redação (11/05/07) – Autoridades municipais (vários prefeitos da região) e, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, fizeram-se presentes, como o Dr. Orlando Paez, Superintendente do Mapa, ladeado dos médicos veterinários fiscais federais agropecuarios Dr. Osvaldo Alves Rodriguês , Dr. Aparício Pereira Dorneles e Dra. Marly Oliveira Carneiro, responsável pelo Serviço de Inspeção Federal – SIF, da unidade frigorífica do Margen de Coxim (MS), além de vários criadores de todo o Estado do Mato Grosso do Sul e, do Estado do Mato Grosso.
Margen investe na carne de avestruz – Segundo Piveta Assunção, diretor da Biotectruz Piveta Assunção Estrutio Ltda., que mantém parceria com o conglomerado Margen, a rede possui 19 frigoríficos espalhados pelo território nacional, com mais de 12.000 funcionários, sendo que o mesmo, aceitou a idéia de além do abate, também realizar a comercialização da carne de avestruz em sua poderosa malha de distribuição.
Faz parte da estratégia do Margen, o treinamento de seus revendedores, com palestras de esclarecimento sobre os aspectos saudáveis da carne de avestruz, que ficará a cargo da Dra. Denise, diretora de vendas do Margen, que treinará os 25 supervisores que são responsáveis por mais de 500 vendedores em todo o país.
Além disto, a empresa já está agregando em sua estratégia de divulgação interna, uma degustação da carne de avestruz para 150 operadoras de tele vendas, que irão trabalhar no telemarketing capilarizando para o grande público, as benesses nutritivas e funcionais (prevenção contra doenças) da carne de avestruz.
Exportação – O frigorífico já exporta para países dos 5 continentes e, também este expertise na comercialização internacional, está deixando os criadores do Mato Grosso do Sul bastante entusiasmados, gerando espectativas positivas quando a exportação da carne for liberada.
Fato que segundo o esforço institucional da Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil – ACAB, que vem sendo realizado junto ao Departamento de Saúde Animal – DSA do Mapa, incorporando o avestruz dentro do Plano Nacional de Controle de Resíduos – PNCR, pré-requisito sanitário para exportação da carne de avestruz, deverá ocorrer ainda neste segundo semestre de 2007.