A Rússia liberou na semana passada a compra de carne de boi de seis frigoríficos brasileiros. As unidades de Mato Grosso do Sul já se mobilizaram para atender esse mercado que foi reaberto.
O boi de Mato Grosso do Sul ganha mais espaço nas cotas do maior importador da carne brasileira. Na última semana, dois frigoríficos do Estado voltaram a receber autorização para comercializar carne bovina com a União Aduaneira, formada pela Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia.
Uma das indústrias fica em Campo Grande. O gerente explica que a retomada das exportações deve aumentar a receita da unidade em até 15%. “A Rússia é um mercado importante e nós queremos estar presentes nele. O Brasil quer estar presente no mercado russo”, diz Eduardo Azzi.
A programação de abates da semana já incluiu a nova demanda. No primeiro embarque, a unidade deve enviar aproximadamente cem toneladas de carne para Rússia. Até o final do ano, serão 2,5 mil toneladas. A preferência é por cortes congelados, da parte dianteira do animal. A carne de segunda é endereçada à indústria de alimentos.
A Rússia também liberou a compra de frigoríficos de São Paulo, Mato Grosso e Goiás.