O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA (FSIS) e a Empire Kosher Poultry, Inc. estão emitindo um alerta de saúde pública por causa de preocupações sobre doenças por Salmonella relatadas no nordeste e centro do Atlântico dos Estados Unidos, associados a produtos de frango cru.
Os itens da marca Empire Kosher, que podem incluir frango inteiro cru, partes de frango cru, foram produzidos e vendidos aos consumidores de setembro de 2017 a junho de 2018.
Em 18 de junho de 2018, o FSIS foi notificado de várias doenças Salmonella I 4, [5], 12: i: – no nordeste e no meio do Atlântico dos Estados Unidos. Trabalhando em conjunto com parceiros de saúde pública, o FSIS determinou que existe uma ligação potencial entre os produtos de frango cru da marca Empire Kosher e este grupo de doenças. Com base nas informações epidemiológicas disponíveis, vários casos-pacientes foram identificados nos Estados Unidos do nordeste e no meio do Atlântico, muitos dos quais relataram o consumo de produtos de frango da marca Empire Kosher. Aproximadamente metade dos pacientes com casos afetados foram hospitalizados devido a doenças com datas de início da doença que vão de setembro de 2017 a junho de 2018. O FSIS continua a trabalhar com a empresa e parceiros de saúde pública e fornecerá informações atualizadas, caso estejam disponíveis.
O consumo de alimentos contaminados com Salmonella pode causar salmonelose, uma das doenças bacterianas mais comuns transmitidas por alimentos. Os sintomas mais comuns da salmonelose são diarréia, cólicas abdominais e febre dentro de 12h a 72h após a ingestão do produto contaminado. A doença geralmente dura de quatro a sete dias. A maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Em algumas pessoas, no entanto, a diarreia pode ser tão grave que o paciente precisa ser hospitalizado. Idosos, bebês e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm maior probabilidade de desenvolver uma doença grave. Indivíduos preocupados com uma doença devem entrar em contato com seu médico.
O FSIS está preocupado com o fato de alguns produtos ainda podem estar nos congeladores dos consumidores. Os consumidores que compraram esses produtos são orientados a manipular, preparar e cozinhar adequadamente esses produtos de frango cru.
O FSIS aconselha todos os consumidores a preparar com segurança seus produtos de carne crua, inclusive frescos e congelados, e consumir somente produtos de frango que tenham sido cozidos a uma temperatura de 165°F (74ºC). A única maneira de confirmar que o frango é cozido a uma temperatura alta o suficiente para matar bactérias nocivas é usar um termômetro alimentar que mede a temperatura interna (http://1.usa.gov/1cDxcDQ).
Os consumidores devem tomar as devidas precauções ao manusear produtos de frango cru. A lavagem adequada das mãos após o manuseio de aves, carne e ovos crus pode reduzir significativamente o risco de contaminação cruzada bacteriana para outros alimentos e superfícies da cozinha. É importante evitar a contaminação cruzada lavando bancadas e pias com água quente e sabão.
Consumidores e membros da mídia com perguntas podem entrar em contato com um especialista do Kosher da Empire em 1-877-627-2803.
Consumidores com questões de segurança alimentar podem “Ask Karen”, o representante virtual do FSIS disponível 24 horas por dia no AskKaren.gov ou via smartphone em m.askkaren.gov. A Linha Direta de Carne e Aves do USDA gratuita 1-888-MPHline (1-888-674-6854) está disponível em inglês e espanhol e pode ser acessada das 10h às 18h. (Horário do Leste) de segunda a sexta-feira. Mensagens gravadas de segurança alimentar estão disponíveis 24 horas por dia. O Sistema Eletrônico de Monitoramento de Reclamações do Consumidor on-line pode ser acessado 24 horas por dia em: http://www.fsis.usda.gov/reportproblem.