Nos dias 23 e 27 de setembro, 16 funcionários foram até o Hemosc de Chapecó (SC) para doar sangue. Alguns já são doadores, outros doaram pela primeira vez. Diego Pontel, analista de suporte, já é doador e diz que se sente bem em poder ajudar. “Assim como hoje tem alguém precisando, amanhã talvez eu esteja necessitando de sangue”.
O auditor Guiomar Michelin já doou sangue algumas vezes e acredita que o ato consiste em deixar o egoísmo de lado. “Vejo como a oportunidade de ajudar alguém sem segundas intenções, fico feliz de poder ajudar mesmo não sabendo quem vai receber meu sangue”.
Já o programador de sistemas Eduardo Brum Gomes doou sangue pela primeira vez. Ele diz que sempre teve vontade de doar e aproveitou a iniciativa da Alfa para concretizar seu desejo. “Se todo mundo pudesse doar, seria importante”.
Quem organizou a equipe foi a auxiliar contábil Michele Pedrolo. Ela conta que o setor tem como meta realizar um evento social todos os anos. Na Páscoa, visitaram o lar dos idosos. A intenção é continuar com as doações de sangue. Os doadores sugeriram que colegas de outros setores também participem da ação.
A assistente social do Hemosc Chapecó, Eliana Maria Ribicki, explica que a entidade precisa manter um estoque diário de 450 bolsas de sangue. A saída de sangue varia muito, segundo ela. Mas em períodos de extremos climáticos, como muito frio ou muito calor, o número de doadores tende a diminuir.
O Hemosc Chapecó atende a 47 hospitais e 86 municípios do Oeste e Extremo-Oeste. O hemocentro de Chapecó faz parte de uma rede de sete hemocentros em Santa Catarina.
Quem deseja doar sangue, pode dirigir-se ao Hemosc de Chapecó. O hemocentro atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem fechar ao meio dia e no terceiro sábado de cada mês, das 8h às 16h. Para doar, basta ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e apresentar documento com foto.