Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura

Galo gigante

Espécie de galo é aposta de renda para avicultor do Maranhão. A raça índio gigante cresce até 1,1 metro e pode pesar até oito quilos.

Galo gigante

O avicultor Francisco Brasil, de Buritirana, no Maranhão, decidiu investir na criação de galos gigantes para aumentar a renda: a espécie cresce três vezes mais que o frango comum.

O maior galo do mundo surgiu de um cruzamento genético da galinha caipira brasileira com raças de origem asiática. Os pintos da raça índio gigante nascem com apenas 18 dias, e os machos surpreendem pelo tamanho na fase adulta: o galo gigante cresce de 90 centímetros a cerca de 1,1 metro e pesa até oito quilos na fase adulta. Os frangos já podem ser abatidos a partir do sétimo mês.

Francisco Brasil começou a criação há dois anos, com cem pintos. Hoje, ele é dono de 1,5 mil aves e vende ovos, pintos, frangos para abate e reprodutores, negociados a R$ 100.

“A vantagem é que você tem uma ave que desenvolve melhor. Tem um volume de carne melhor, com a qualidade excelente, e também não há uma diferença de consumo. Você cria uma ave que geneticamente é pequena e cria essa ave, ou seja, você vai ter a mesma despesa com os dois e tendo nessa um ganho melhor de carne”, comparou Brasil.