Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Genesus avalia como pessimista situação da carne suína chinesa

Certamente tem havido muito para os criadores de suínos na China estarem pessimistas recentemente.

Genesus avalia como pessimista situação da carne suína chinesa

“Pessimista demais para ser mais pessimista”, é a descrição de uma publicação. Certamente tem havido muito para os criadores de suínos na China estarem pessimistas recentemente. Nossas observações são de que há uma enorme liquidação ocorrendo tanto de porcas quanto de suínos. Relatos de longas filas de caminhões esperando mais de um dia na fila, com frigoríficos operando um terceiro turno apenas para acompanhar. Porcos recém-desmamados estão sendo vendidos por 60-70 yuans (US $ 10) por suíno, se você conseguir encontrar um comprador.

Em 6 de outubro, o preço médio caiu para 10,16 yuans / kg ($ 0,71 / lb.) Em comparação com um preço de 36,08 yuans / kg ($ 2,55 / lb.) Em 1º de janeiro deste ano, uma queda de preço de 71,8%. O preço em 18 províncias havia caído para menos de 8 Yuan / kg, e os preços em 10 províncias haviam caído para menos de 10 Yuan / kg.

Desde o início deste ano, o preço do suíno tem apresentado uma tendência constante de queda e toda a indústria sofreu grandes perdas. Os custos de produção aumentaram devido ao aumento dos custos de alimentação, mão-de-obra, transporte, elaboradas medidas de biossegurança e aumento da dívida devido às expansões recentes.

Muitas empresas de grande escala alavancaram capital para se expandir rapidamente e viram seus custos de equilíbrio aumentarem para 21-22 Yuan / kg ou $ 1,50 por libra. Ao mesmo tempo, essas empresas estão vendendo suínos para abate de 130 kg (285 lb.) por 11 Yuan ($ 0,78 / lb.), Resultando em perdas de $ 150 por cabeça. Nunca vimos, nem podemos compreender a magnitude dessas perdas em todo o setor.

Os produtores ajustaram as dietas e até reduziram ou interromperam quaisquer despesas consideradas não essenciais, incluindo tratamentos com medicamentos e vacinas. Outras medidas incluem a venda de ações em joint ventures e, em alguns casos, até a venda de fazendas de propriedade da empresa para interromper o sangramento e levantar capital. A lógica de compensar preços baixos com economias de escala não funcionou.

A nova tendência emergente para os produtores é focar no downstream. As empresas estão reduzindo o número de porcas e investindo em instalações de processamento de alimentos e lojas de varejo de carne suína de marca. Um contato com quem falamos apenas esta semana disse que ele pode “sentir o cheiro dos ventos da mudança” e decidiu investir em uma das muitas pequenas lojas planejadas em sua comunidade.

A “qualidade da carne suína”, algo em que a Genesus R&D vem investindo e focando há mais de 20 anos, agora se tornará ainda mais importante no mercado chinês.