Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EUA

Geórgia age para proteger a indústria de frangos após surtos de gripe aviária

A Geórgia possui uma indústria de US$ 4 bilhões e é o maior produtor de frangos de corte do país

Geórgia age para proteger a indústria de frangos após surtos de gripe aviária

Um surto de gripe aviária pode interromper o fornecimento de aves frescas se se espalhar pela Geórgia.

Uma cepa mortal de gripe aviária foi encontrada em uma fazenda comercial de perus em Indiana, uma operação de frango em Kentucky e em um rebanho de quintal na Virgínia.

A Geórgia possui uma indústria de US$ 4 bilhões e é o maior produtor de frangos de corte do país. O Departamento de Agricultura da Geórgia diz que há relatos de aves selvagens infectadas no condado de Hart, na Geórgia, mas não em seus bandos de galinhas.

O departamento suspendeu na quarta-feira a venda de frangos vivos em feiras, mercados de pulgas e outros pontos de venda. Ele pediu aos produtores que implementem práticas de biossegurança para proteger seus rebanhos, como manter as aves dentro de casa, limitar sua exposição a fontes de água ao ar livre e manter o saneamento.

Essa cepa da gripe aviária é altamente contagiosa e mortal para as aves, que é o setor agrícola mais lucrativo da Geórgia.

Nenhum caso humano do vírus foi encontrado nos EUA, disse o USDA.

Autoridades estaduais estão colocando em quarentena as operações infectadas em Kentucky e Indiana e matando e descartando as aves para evitar a propagação da doença. Autoridades agrícolas disseram que a gripe não apresenta risco à segurança alimentar se galinhas ou ovos forem manuseados e cozidos adequadamente.