Redação (10/09/2008) – O governo brasileiro vai doar até 100 mil toneladas de arroz para o Haiti, República Dominicana e Cuba, países atingidos pelo furacão Gustav, nos últimos dias. A decisão foi tomada em reunião, agora à tarde, entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Saúde, José Gomes Temporão, além de outras autoridades do governo federal.
A quantidade do cereal a ser doada para cada país dependerá da necessidade da população. A operação será realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Mapa.
A ajuda humanitária aos três países incluirá ainda doação de outros produtos e auxílio na reconstrução da infra-estrutura afetada pela passagem do furacão. O apoio do governo brasileiro será coordenado pelo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães.