Durante a celebração dos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizada nesta quinta-feira (26/04), representantes do Governo Federal prometeram aumentar os investimentos na instituição.
A cerimônia destacou a importância estratégica da Embrapa para o desenvolvimento agrícola do país, mencionando que cada real investido retorna significativamente à economia brasileira. O ministro Carlos Fávaro enfatizou o papel da Embrapa na transformação do Brasil em um dos principais exportadores de alimentos do mundo.
Durante o evento, foi anunciado que para cada real aplicado na Embrapa, há um retorno de R$ 21,23 para a sociedade, conforme o Balanço Social de 2023, que também apontou um lucro social de R$ 85,12 bilhões e a criação de mais de 66,2 mil empregos.
Fávaro também reiterou o compromisso do governo com os funcionários da Embrapa, afirmando que não haverá terceirização das carreiras de auxiliar de pesquisa, em resposta a um dos pedidos dos servidores. A Embrapa possui 7,7 mil empregados distribuídos por 43 unidades pelo país.
Além disso, foram assinados dois acordos de cooperação técnica de abrangência internacional. Um com o Grupo Banco Mundial, visando projetos para um setor agroalimentar mais sustentável, e outro com a Agência de Cooperação Internacional do Japão, focado no desenvolvimento da agricultura digital e de precisão.