Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Grande Noticia: Canadá CP compra 50,1% do HyLife - por Jim Long

Por Jim Long, presidente-executivo da Genesus Inc.

Grande Noticia: Canadá CP compra 50,1% do HyLife - por Jim Long

Abaixo está o artigo de imprensa livre de Winnipeg.

Os parceiros do Hylife terão uma ótima vida

Os agricultores fundadores vendem suas ações para as partes interessadas asiáticas por quinhentos milhões de dólares.

Por: Bill Redekop | Postado em: 04/22/2019 19:00 |

Uma história de sucesso de Manitoba que começou com quatro criadores de suínos foi vendida por quinhentos milhões de dólares para as partes interessadas tailandesas.

HyLife Foods, fundada a um quarto de século no sudeste Manitoba, com sede na vila de La Broquerie, leste de Steinbach, foi vendida para Charoen Pokphand Foods (Alimentos CP).

A CP Foods é a terceira maior empresa de carne suína do mundo.

A venda foi de 50,1% das ações da empresa. A ITOCHU, do Japão, detém os 49,9% restantes, graças a uma transação anterior.

A HyLife confirmou que o preço de venda para a CP Foods era de US$ 498 milhões em dólares canadenses. A HyLife possui 2.500 funcionários, dos quais 2.000 estão localizados em Manitoba.

HyLife foi fundada em 1994 pelos três Vielfaure (Paul, Denis e Claude) e os irmãos Don Janzen, que a levou a ser o exportador de maior carne de porco carne bovina do Canadá, incluindo a compra e expansão da planta de processamento de carne de porco em Neepawa.

Claude e Denis, que têm entre 55 e 59 anos, e Janzen, 68, continuaram a ser donos da empresa, juntamente com os acionistas menores, até a venda, que ainda está sujeita à aprovação regulatória.

 (BRANDON SUN FILES)

O presidente da HyLife, Claude Vielfaure, fundou a empresa em 1994 com seus irmãos Paul e Denis e Don Janzen. Claude, Denis e Janzen continuaram a possuir a empresa até a venda; Todos os três estão saindo da empresa.

 Os três estão saindo da empresa. O presidente executivo, Grant Lazaruk, seguirá Claude como presidente. O chefe de operações e o chefe de finanças permanecerão.

 “Bom para eles”, disse Sylvain Charlebois, professora de gastronomia da Universidade de Dalhousie sobre os fundadores da empresa. “Eles são canadenses, precisamos de mais dessas histórias de sucesso.”

Charlebois disse que faz parte da globalização da agricultura. “Esta é a nova normalidade, você adquire ou adquire”.

Charlebois disse que o povo de Manitoba não deveria temer esse acordo.

“Eu acho que isso é uma ótima notícia”, disse ele. “Eu suspeito que as pessoas em Winnipeg possam sentir que esta aquisição é ruim para a economia, mas eu acho que é uma oportunidade, e essa transação global só pode tornar a porta de entrada para a Ásia mais clara e direta.” – Sylvain Charlebois, professor de comida na Universidade de Dalhousie

Ligações mais estreitas com a Ásia, os maiores consumidores de carne suína do mundo, beneficiarão a indústria em Manitoba. “É aí que o crescimento é, vamos ser honestos, o crescimento não será no Canadá”, disse ele.

 O presidente cessante, Claude Vielfaure, disse que a empresa estava procurando por um investidor estratégico quando a CP Foods apareceu. Enquanto a HyLife fez muitas incursões no mercado asiático por conta própria, a CP Foods é muito maior, com fazendas em 17 países diferentes ao redor do mundo.

 “(CP Foods) sempre se interessou em investir na produção de carne suína na América do Norte porque a diversifica em todo o mundo”, disse Vielfaure. Também expandirá a presença da CP Foods nos EUA.

 A CP Foods é uma empresa verticalmente integrada dedicada à suinocultura e avicultura, aquicultura (peixe e camarão), ração animal e restaurante. É uma empresa familiar de propriedade de Dhanin Chearavanont, considerado o homem mais rico da Tailândia.

Em 2016, a CP Foods comprou a produtora americana de alimentos congelados Bellisio Parent LLC por 1,3 bilhão de dólares canadenses.

Vielfaure disse que a cultura da CP Foods, que é de propriedade familiar, é semelhante à cultura da HyLife, que em 2011 recebeu o status de “platina” como uma das 50 empresas mais bem administradas do Canadá.

Vielfaure disse que os funcionários da HyLife, que também participa da fabricação de alimentos e da genética suína, colherão benefícios. “(CP Foods) quer que nossa atual equipe e equipe conduzam o negócio”, disse ele.

Quanto aos produtores, “isso abrirá mais portas para a HyLife internacionalmente”.

A Trans-Pacific Partnership, assinada no ano passado entre o Canadá e cinco outros países, incluindo o Japão e a Austrália, ajudou na transação. Afinal, o Canadá exporta 70% de sua carne suína. “Não foi o fator decisivo, mas foi um fator muito complementar”, disse Vielfaure. “Quando as pessoas investem em uma empresa, elas vêem onde a carne suína canadense pode ser exportada, então todos os acordos comerciais são importantes”.

Andrew Dickson, gerente geral da Manitoba Pork, ficou triste ao saber que a HyLife não será mais de propriedade local. No entanto, a compra deve acelerar a expansão da empresa e isso será bom para os suinocultores, disse ele.

 A venda é um reconhecimento de que a Manitoba é um player de classe mundial no mercado.

 “Eles têm bolsos profundos que podem resistir a tempestades melhor que a maioria”. Andrew Dickenson, Gerente Geral de Carne Suína de Manitoba

Nossas Observações

A HyLife está localizada em Manitoba no Canadá. Genesus também é encontrado em Manitoba no Canadá. Até os últimos anos, éramos concorrentes no negócio de Genética Suína; Isso foi até a Hylife vender a Fast Genetics para investidores no Texas. Antes da venda, lutamos muito. A Fast Genetics, sob a propriedade da HyLife, era um concorrente formidável.

Ficamos felizes quando eles venderam para o grupo localizado nos EUA. A venda foi realmente um presente para a Genesus.

Estamos felizes por Claude e Denis Vielfaure, Don Janzen. Após a venda do Fast, nós os encontramos. Empreendedores como muitos de nós começaram pouco a pouco e expandiram seus negócios para uma empresa importante. Eles construíram uma boa equipe. Eles trabalharam duro, tiveram vitórias e derrotas, mas perseveraram em sua missão.

Não temos certeza de qual será o valor total do dólar com o qual eles acabarão, mas como meu pai diria “Você não terá que se preocupar com dinheiro do supermercado”. Para resumir “bom para eles”.

A CP, com quem temos negócios, é uma grande empresa com um grande desejo de continuar crescendo. Avicultura e plantas de ração para suínos são o seu principal negócio. Mais de 800.000 porcas, um Mega Produtor Global. Eles são o terceiro maior produtor do mundo. Os executivos da CP nos disseram que o objetivo obrigatório de seu presidente é produzir 60 milhões de suínos por ano em dez anos. Um desafio seguro, mas um reflexo do seu impulso corporativo. O investimento na HyLife adicionará 3 milhões de cabeças por ano à meta de 60 milhões.

Entendemos que a CP e a Itochu já possuem uma joint venture, então, eles tiveram experiência em trabalhar juntos. A HyLife tem um dos nomes mais proeminentes atualmente no mercado de carne suína japonesa.

Acreditamos que a compra da CP é um sinal de confiança em Manitoba, no Canadá e na produção norte-americana de suínos. Esperamos que a compra faça parte de uma estratégia para a CP crescer na base de produção de carne suína do Canadá e dos Estados Unidos.

O mercado asiático está mudando com a ASF na China e no Vietnã, e não é difícil acreditar que a Ásia precise importar carne suína no longo prazo além de seus níveis históricos. A CP acaba de investir na cadeia de suprimentos norte-americana e em uma empresa que já possui uma presença significativa na Ásia.

Resumo – A venda do HyLife

Bom para os acionistas.

Bom para CP e Itochu

Um sinal positivo de confiança no futuro das indústrias de suínos em Manitoba, Canadá e América do Norte.