Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária

<p>Vírus encontrado no Japão é similar ao de Guatemala.</p>

Redação AI 01/07/2005 – O vírus da gripe aviária detectado em uma fazenda no nordeste de Tóquio é muito parecido com o tipo encontrado em Guatemala, informou o Ministério da Agricultura do país nesta quinta-feira.

O governo anunciou no domingo que um foco de gripe aviária foi registrado em uma fazenda da cidade de Mitsukaido, com o vírus H5N2, considerado menos perigoso que o H5N1, que atingiu a Ásia. Autoridades também detectaram vestígios da doença em outras cinco criações próximas.

O Japão já sacrificou todas as 25 mil aves da granja infectada pela doença, e planeja exterminar mais 94 mil aves de toda a região à partir de sexta-feira, onde alguns frangos conseguiram desenvolver antivírus para a gripe.

Nas análises feitas, os cientistas conseguiram descobrir que o mapa genético do vírus H5N2 é muito similar ao encontrado nas aves de Guatemala, apontou o representante do ministério, Tomomi Sugiura.

“Isso mostra que o vírus, que é muito parecido com o da doença na América Central, chegou de alguma forma ao Japão”, disse ele.

Além disso, o governo japonês proibiu, a partir de hoje, os embarques de ovos de 10 granjas da área infectada, até que confirmem que as aves não estão contaminadas.

O vírus H5N2 ainda não atingiu humanos, segundo o ministério, diferentemente do H5N1, que matou 55 pessoas no Vietnã, Tailândia e Camboja desde o fim de 2003.