Redação AI 31/01/2005 – O Centro de Medicina Preventiva do Vietnã confirmou nesta última sexta-feria, dia 28, a morte de mais uma pessoa contaminada com o vírus da gripe aviária. Com isso, em apenas um mês, o país já contabiliza dez vítimas. Trata-se de um homem de 32 anos de uma província do norte, Phu Tho, que morreu no dia 12 de janeiro depois de permanecer cinco dias no Hospital Bach Mai, de Hanói.
Ainda não se sabe como o homem contraiu influenza, mas a família da vítima possuía uma granja. Porém, nenhum dos animais apresentava sinais da doença, além de não haver casos de gripe aviária registrados no vilarejo.
O diretor do hospital também informou que há mais dois homens, um de 30 e outro de 60 anos, infectados. Os testes realizados resultaram positivo para a variante mais letal do vírus, a H5N1. Ontem, o governo havia informado que os testes realizados em duas garotas, uma menina de 10 e outra de 13 anos, de uma província do sul do Vietnã também estão infectadas.
Desde o ressurgimento da doença no ano passado, a gripe aviária se alastrou rapidamente pela Ásia. Milhares de aves morreram ou foram sacrificadas e a doença já causou a morte de 30 pessoas no Vietnã e 12 na Tailândia. As informações são da Dow Jones.