Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza aviária

Gripe aviária descoberta em plantel de aves domésticas em Michigan, nos EUA

É a primeira infecção desse tipo em aves domésticas de Michigan em cerca de quatro meses

Gripe aviária descoberta em plantel de aves domésticas em Michigan, nos EUA

A gripe aviária foi encontrada em um rebanho de aves domésticas do condado de Ingham, a primeira infecção desse tipo em aves domésticas de Michigan em cerca de quatro meses.

O Departamento Estadual de Agricultura e Desenvolvimento Urbano disse que o bando misto de cerca de 20 aves foi colocado em quarentena e será “despovoado” para limitar a propagação da gripe aviária altamente patogênica. A agência disse que não pode divulgar legalmente a localização específica dos bandos afetados.

Embora o caso seja o primeiro em um rebanho doméstico desde maio, a doença ainda estava sendo encontrada em aves selvagens, demonstrando que o HPAI ainda está presente no meio ambiente, disse o MDARD na terça-feira em um comunicado à imprensa.

“Embora a detecção mais recente seja infeliz, não é inesperada”, disse a veterinária Nora Wineland no comunicado. “À medida que as aves selvagens migram e espalham o vírus neste outono, é vital que os proprietários de aves tomem todas as medidas possíveis para proteger suas aves de serem expostas a aves selvagens”.

Milhões de aves em fazendas comerciais foram abatidas este ano por causa do vírus, que pode se espalhar facilmente nos excrementos de patos, gansos e outras aves selvagens.

Ingham é o 11º condado de Michigan onde a doença foi detectada em aves domésticas não comerciais, seguindo os condados de Branch, Kalamazoo, Livingston, Macomb, Menominee, Muskegon, Oakland, Saginaw, Washtenaw e Wexford.

Nenhum caso humano de gripe aviária foi relatado, e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA disseram que o risco à saúde pública é baixo.

O MDARD disse que não restabelecerá a proibição de exposições de aves e aves aquáticas, mas observou que os conselhos de feiras são livres para usar seus próprios critérios.

Aves selvagens são um importante vetor para HPAI, mas o vírus altamente contagioso também pode ser transmitido através do contato com equipamentos, roupas ou pessoas que manusearam pássaros, disse o MDARD. As precauções de bom senso incluem lavar as mãos, desinfetar equipamentos e roupas e manter as aves isoladas de aves selvagens, disseram autoridades.

Os proprietários e cuidadores de aves devem ficar atentos a um aumento repentino nas mortes ou doenças das aves, uma queda na produção de ovos ou uma diminuição repentina no consumo de água, disse o MDARD.