Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe aviária não deve afetar exportação tailandesa

<p>Doença está restrita a uma região, disse ontem a Associação dos Exportadores de Frango Processado do país.</p>

Redação AI 13/07/2005 – O ressurgimento da gripe aviária na Tailândia não deve afetar as exportações de carne de frango cozida do país, já que a doença está restrita a uma região, disse ontem a Associação dos Exportadores de Frango Processado do país. No início da semana, o Ministério da Agricultura do país anunciou o surgimento de novos casos em cinco áreas na província de Suphanburi, que já teve um surto em 2004.

Anan Sirimongkolkasem, presidente da associação, disse que as áreas infectadas são pequenas e que as exportações não serão afetadas. Ele disse que o país tem pedidos de compras para o ano todo e estima que as exportações atingirão 350 mil toneladas, ante 193 mil em 2004.

O Ministério da Agricultura informou que não foram encontrados casos em grandes granjas comerciais, por isso as exportações de frango cozido não devem sofrer impacto negativo. Mas reconheceu que a epidemia poderá atrasar as negociações para exportação de carne de frango in natura. Desde 2003, a Tailândia não exporta o produto por causa da influenza aviária. Até agora, mais de 450 aves nas regiões do último surto foram sacrificadas. O país se declararia “livre da doença” ontem, quando seriam completados 90 dias desde o surgimento do último surto, segundo a Dow Jones Newswires.