Redação (08/03/06) – Cerca de 220 funcionários começaram a ser demitidos da empresa Seara Alimentos, no frigorífico de Forquilhinha, Sul do Estado, no início desta semana.
O motivo, conforme o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Criciúma e Região, foi a gripe do frango na Europa, que afetou as exportações da empresa. Com as dispensas, a produção terá redução de 10%.
A empresa foi procurada pela reportagem do Diário Catarinense, mas a assessoria de imprensa da Seara, em São Paulo, afirmou que a Seara não vai manifestar.
De acordo com o presidente do sindicato, Renaldo Pereira, os funcionários demitidos trabalhavam no setor de produção. Ainda na segunda-feira, alguns procuraram o sindicato para acertar as rescisões contratuais.
Na quinta-feira, às 14h, representantes do sindicato deverão reunir-se com a diretoria da empresa para impedir mais demissões e conversar sobre as dispensas.
Pereira acredita que as dispensas tenham sido ocasionadas pelo fato de a empresa ter implementado há 30 dias um terceiro turno, noturno, e nesse momento enfrentar a gripe aviária.