Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe das aves

<p>Governo brasileiro nega existência de campanha para vacinação de trabalhadores.</p>

Redação AI 11/04/2005 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nota nesta sexta, dia 8, negando a existência de campanha para vacinar trabalhadores do setor avícola contra a gripe. A imprensa divulgou recentemente que o governo estaria preparando uma campanha como forma de prevenir a manifestação da gripe aviária no Brasil.

Confira a íntegra da nota do Ministério:

A respeito de notícias veiculadas recentemente pelos meios de comunicação sobre a possibilidade de vacinação de trabalhadores do setor avícola contra a gripe aviária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que:

1) Não foi programada qualquer campanha de vacinação de avicultores contra a gripe aviária de alta patogenicidade, considerando que esta doença não ocorre e nunca ocorreu no Brasil.

2) O Ministério da Saúde realizará no corrente mês a aplicação de vacinas contra a gripe (influenza) humana em pessoas com mais de 60 anos, o que já ocorreu nos anos anteriores.

3) Em nota técnica encaminhada ao Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde destacou que a Organização Mundial de Saúde tem recomendado a seus países-membros a adoção de planos de contingência para enfrentar uma possível epidemia de gripe aviária em escala internacional. Neste sentido foi criado, em 2004, um comitê do qual participam especialistas do MS, do Ministério da Agricultura, da Organização Pan-Americana de Saúde e de outras instituições.

4) O MS informa que diante da ausência de focos de influenza aviária no Brasil e da necessidade de um planejamento mais racional para expandir a vacinação contra a gripe humana, a campanha continuará priorizando, além dos idosos, apenas aqueles indivíduos que têm condições clínicas de risco para as complicações da doença, como os portadores de imunodeficiências, com cardiopatias e pneumopatias crônicas e outras condições clínicas especiais, não incluindo qualquer categoria especial de trabalhadores.