Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe de aves deve se espalhar pela Rússia

<p>Uma variedade da Influenza Aviária perigosa para seres humanos pode se espalhar da Sibéria para a parte ocidental do país, que é densamente povoada e onde ficam as maiores criações de frango.</p>

Redação AI 04/08/2005 – Uma variedade da gripe de aves perigosa para seres humanos pode se espalhar da Sibéria para a parte ocidental da Rússia, que é densamente povoada e onde ficam as maiores criações de frango, disse o Ministério das Emergências do país. “No outono, alguns pássaros selvagens migram do norte da Sibéria para as regiões do mar Cáspio e do mar Negro”, disse um comunicado do ministério. “Os riscos de surtos epidêmicos na avicultura industrial, portanto, aumentam, e as perdas nas zonas infectadas podem chegar a entre 75% e 100% da população avícola.

A infecção humana, principalmente de funcionários das propriedades avícolas, não pode ser descartada”. A Rússia consome mais de 2 milhões de toneladas de carne de frango por ano, e importa mais da metade disso, principalmente do Brasil, Estados Unidos e da União Européia. O ministério afirmou que o vírus já matou 2.822 aves domésticas na região de Novosibirsk e outras 480 em Altai.