Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe do frango

<p>Vietnã pede ajuda à ONU para combater doença.</p>

Redação AI 04/02/2005 – O Vietnã pediu ajuda à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para combater a gripe aviária, que já matou 12 pessoas nas últimas cinco semanas. O ministro da Agricultura do país, Cao Duc Phat, enviou ontem uma carta pedindo a ajuda de especialistas para mapear as regiões e organizar um plano de ação para controlar o avanço da doença.

Segundo o representante do ministério, Nguyen Quoc Dat, “no ano passado, o país pediu ajuda à comunidade internacional para combater a doença e recebeu uma efetiva assistência. Esperamos que a experiência se repita agora”.

O Vietnã é o país mais afetado desde o ressurgimento da doença no ano passado. Há notícias de aves contaminadas em todo o país, desde o início deste ano já foram mortas ou sacrificadas mais de 1 milhão de aves, de acordo com Dat.

A maior preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o que ocorra uma mutação no vírus, causando uma transmissão pessoa a pessoa e uma possível pandemia global. A Comissão Européia, braço executivo da União Européia (UE), anunciou na terça que vai dar ao país US$ 782.100 para a compra de equipamentos, preparação de kits de emergência e apoio aos trabalhadores da saúde. As informações são da Dow Jones.