Redação AI 19/08/2005 – As autoridades de Saitama, província que faz fronteira com o norte de Tóquio, confirmaram hoje a aparição de um surto de gripe aviária em uma fazenda de Konosu, onde os testes com as aves ali criadas deram positivo. O vírus detectado é da variedade H5, uma manifestação mais fraca que as freqüentes neste tipo de infecção. Não houve morte maciça de animais na fazenda, segundo as autoridades provinciais.
O governo de Saitama decidiu isolar os 98,3 mil frangos da fazenda e proibir seu deslocamento num raio de cinco quilômetros em torno da exploração agropecuária, que produz ovos e comida processada. Em julho, o Ministério japonês de Agricultura, Florestas e Pesca confirmou outro surto da gripe aviária em uma fazenda da província de Irabaki, a nordeste de Tóquio, onde cerca de 8,5 mil frangos tiveram de ser sacrificados.
No fim de junho, em outra fazenda a 40 quilômetros de Tóquio, 25 mil aves infectadas com uma variante leve dessa doença foram sacrificadas. Em 2004, foi detectada a versão mais perigosa da doença, o H5N1, nas províncias de Yamaguchi, Oita e Kioto, no sudoeste do país. No ano passado, a gripe aviária matou 30 pessoas no sudeste asiático e mais de cem milhões de aves foram sacrificadas.