Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

H1N1 em perus no Canadá

Empresa confirma presença de vírus em 3 mil aves de sua granja. Dados posteriores apontam que a gripe foi transmitida por um funcionário.

H1N1 em perus no Canadá

A empresa Hybrid Turkeys Inc. confessou que possui uma granja com cerca de 3.000 perus infectados com o vírus H1N1.

A companhia acredita que as aves contraíram a gripe de um funcionário. Eles anunciaram que vários funcionários com sintomas procuraram auxílio médico.

O vírus foi detectado quando a empresa começou a procurar uma explicação para a queda na produção de ovos. As aves também demosntraram falta de apetite.

Na mesma instalação existe outra granja e o serviço veterinário afirmou que não houve problemas de redução da produção de ovos nela.

A Agência de Inspeção Alimentar, após confirar que os animais estavam infectados, realizaram uma coletiva de imprensa para anunciar que os consumidores não correm riscos de saúde. Dr. Deb Stark, chefe do serviço veterinário e um assistente do Ministério da Agricultuta, Alimentação e Assuntos Rurais garantiram que nenhum ovo ou carne dos perus infectados foi enviado para venda. Stark também afirmou que o H1N1 não vai passar para os ovos da incubação à prole.

A Hybrid Turkeys também pediu para a mídia parar de tentar visitar suas fazendas porque isso viola seu protocolo de biossegurança.

* Tradução Avicultura Industrial