O ovo é um dos alimentos mais completos que existe. Antes visto como vilão, como um dos causadores do colesterol alto, o ovo agora é o heroi das dietas. Fonte de proteína em níveis comparáveis ao leite materno, o ovo é rico em colina (que compõe a membrana celular e atua na transmissão de impulsos nervosos), vitaminas D e do complexo B, antioxidantes, minerais, ácidos graxos, entre outros nutrientes.
E não apenas bom, o ovo também é barato! Presente na dieta de todas as classes sociais, o ovo é um produto versátil e se incorpora às mais variadas receitas. É um produto aceito em todas as culturas e é apreciado por 99% das famílias brasileiras, conforme pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), sobre hábitos de consumo.
Apesar de todas estas vantagens, o brasileiro ainda come pouco ovo. Segundo números da ABPA, em 2013, a média de consumo por habitante no país foi de 168 unidades, número muito abaixo da média mundial, que é de 220 ovos por ano. Em alguns países, como o México, este consumo chega a 360 unidades – ou 1 ovo por dia.
Para divulgar as qualidades do produto e aumentar a presença do ovo no cardápio dos brasileiros, os produtores de ovos estão em campanha nacional. A ABPA e o Instituto Ovos Brasil coordenaram nacionalmente uma grande ação, envolvendo entidades estaduais e empresas do setor, em uma semana inteiramente dedicada ao ovo. A Semana do Ovo, que começou nesta segunda-feira, tem seu ponto máximo hoje, quando é comemorado o Dia Mundial do Ovo. Degustações em supermercados, palestras, distribuição de materiais e outras iniciativas fazem parte da campanha.
De acordo com o vice-presidente de aves da ABPA e presidente do conselho do Instituto Ovos Brasil, Ricardo Santin, a meta do setor é atingir, neste ano, um aumento de 9% no consumo de ovos no país, alcançando a marca de 185 unidades anuais.
“As entidades e as empresas do setor estão em um momento de grande mobilização. E o cenário é favorável, visto que até mesmo o Governo tem recomendado a substituição de proteínas mais caras pelo ovo. É uma ótima oportunidade para o setor ocupar um espaço mais representativo na dieta do brasileiro”, destaca Santin.
O Dia Mundial do Ovo foi instituído em 1996 pelo International Egg Commission (IEC), órgão mundial dos produtores de ovos, sediado em Londres (Inglaterra). A data tem como objetivo celebrar o produto como um dos mais nutritivos e versáteis alimentos à dieta humana, além de integrar pessoas de todas as partes do mundo para um intercâmbio de informações nutricionais e receitas sobre o ovo. Países como México, Austrália, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Hungria, Nigéria e Estados Unidos (só para citar alguns exemplos) costumam organizar grandes eventos para comemorar o Dia do Ovo. Entre as atividades realizadas estão palestras, lançamento de livros de receitas, competições esportivas, corrida de balões e degustações coletivas de receitas com ovos.
De acordo com o IEC, o ovo pode ser descrito da seguinte forma: “O ovo é um alimento único – compacto, economicamente acessível, que mantém a sua frescura durante muito tempo e é convenientemente embalado pela própria natureza. Pessoas de todos os cantos do mundo apreciam o ovo, que é um dos principais ingredientes de uma dieta nutritiva e saudável”.
O Dia Mundial do Ovo é comemorado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro.