A desenvolvedora de energia renovável norueguesa Hydro Rain e o Green Investment Group (GIG) da Macquarie devem colaborar em um projeto híbrido de energia solar e eólica no Brasil.
A primeira fase de desenvolvimento do projeto híbrido deve começar com 456 MW de energia eólica e a segunda fase pode adicionar 130 MW de energia solar fotovoltaica.
Um projeto híbrido está planejado para as províncias de Piau ??????? e Bernambuco, no nordeste do Brasil.
A Hydro assinou contratos de compra de energia de longo prazo com sua mina de bauxita Paracominas e sua refinaria de alumina Alunorde, que reduzirá o uso de carvão da Hydro e reduzirá sua fase planejada até 2030.
A decisão final de investimento para o parque eólico está prevista para o quarto trimestre de 2022, com o projeto solar fotovoltaico nas fases posteriores. O projeto concluído deverá custar cerca de US$ 700 milhões para ser concluído.
Após a conclusão, 49,9% serão retidos no projeto Hydro Rain e os 50,1% restantes ficarão no Fundo de Energia Renovável 2 da GIG.
“Estamos muito satisfeitos com a parceria com o Green Investment Group para aprimorar ainda mais a energia renovável no Brasil. Este projeto é um marco importante nos esforços da Alunorte para decorbonizar e a Hydro Rein é um marco importante na melhoria de seu portfólio de ativos brasileiros”, disse o presidente da Hydro Rein.