Soluções cientificamente comprovadas para o benefício da saúde das aves serão apresentadas pela ICC Brazil, empresa brasileira especialista em aditivos à base de levedura, no Congresso Centroamericano e do Caribe de Avicultura – que acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto, em Honduras, na América Central. O encontro vai reunir profissionais do setor para falar sobre gestão sanitária e enfermidades em aves. “Esta é a terceira edição que participamos e será uma oportunidade para receber clientes e distribuidores, além de poder compartilhar novidades e resultados das últimas pesquisas e produtos ICC para o setor avícola”, ressalta o gerente de negócios Ricardo Toledo, que representará a empresa, ao lado da coordenadora de P&D, Melina Bonato. “Além disso, teremos a apresentação de duas palestras da ICC Brazil em um jantar com o nosso distribuidor DISAGRO no dia 21 de agosto”, complementa Ricardo.
Entre os destaques da ICC para o setor, Ricardo lista três produtos: Hilyses®, ImmunoWall® e StarFix®. “O Hilyses® auxilia no desempenho das aves, e o ImmunoWall® tem como foco a integridade intestinal e o bem-estar animal e é composto por B-glucanas que ajudam a fortalecer o sistema imune e ajudá-lo a controlar diversas doenças, como a Enteríte Necrótica, por exemplo. Já o StarFix® é uma ótima solução contra diversas micotoxinas que afetam a produtividade das aves”, explica.
O Hilyses® é uma fonte de nucleotídeos na dieta de frangos. “Os primeiros dias após a incubação são essenciais, pois é quando ocorre a maturação do sistema imune, do intestino e das células dos órgãos, além de ser a fase na qual o crescimento dos frangos é mais rápido. Por isso, a demanda por nutrientes neste período é extremamente alta”, destaca Melina Bonato. “Desta forma, os nucleotídeos possuem uma importante função em diversos processos metabólicos das aves, especialmente nesta fase”, reforça.
O equilíbrio da microbiota intestinal e a melhora nas respostas do sistema imune também podem ser favorecidos com a suplementação com parede celular de levedura. Composta por B-glucanas e MOS, ela fortalece o sistema imunológico e o ajuda a combater a Enteríte Necrótica, doença causada por toxinas que atingem o intestino das aves. O resultado é a diminuição da contaminação e da transmissão das bactérias patogênicas a outros órgãos do corpo. “Além de ser um aditivo natural, comprovou ser uma solução viável para melhorar a saúde intestinal e a segurança alimentar em baixas dosagens, resultando em um excelente custo/benefício”, avalia Melina.
Já o StarFix é um adsorvente de amplo espectro, que atua no intestino, recuperando as funções hepáticas do frango, atingido por micotoxinas (fungos de alta resistência). “A solução proposta pela ICC é capaz de proteger o animal dos desafios impostos pelas micotoxinas, melhorando a produtividade e agregando valor ao produtor”, lembra Ricardo.