Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

IICA lança observatório de segurança alimentar

No novo portal, de livre acesso para internautas do mundo todo, poderão ser encontrados estatísticas, políticas e outras informações relacionadas com a segurança alimentar.

Com o lançamento do novo Observatório de Segurança Alimentar para as Américas, uma iniciativa do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), só precisará de um clique para encontrar toda a informação sobre esse tema, tanto hemisférica como de cada país da região.

O site de monitoramento e consulta dinâmica bilíngue, em espanhol e inglês, permitirá aos usuários consultar sobre políticas, indicadores, projetos e organizações relacionadas com a segurança alimentar nas Américas.

O observatório contará também com notícias e eventos mundiais sobre o tema, além de assuntos correlatos e uma biblioteca digital especializada para a consulta de documentos.

A novidade do Observatório é que, além de fornecer informação, os usuários poderão compartilhar notícias ou dados que considerarem relevantes.

“Queremos que os usuários se apropriem da página e o reconheçam não somente como um portal do IICA, mas como deles próprios”, enfatizou James French, Diretor de Cooperação Técnica do IICA.

French ressaltou que o observatório supre a demanda dos países membros do IICA de informação atualizada, relevante e compreensível sobre segurança alimentar.

“A conjuntura atual, onde convergem preços abusivos de alimentos, crises de abastecimento e crises econômicas, a segurança alimentar se torna prioridade nas políticas nacionais e internacionais. Para que essas políticas sejam efetivas, porém, é necessário informação, o que justifica a criação do observatório”, afirmou French.

Ainda que existam observatórios similares, muitos se concentram em regiões específicas ou possuem informações desatualizadas.

O observatório tem como objetivo ser uma ferramenta de consulta permanente, disponível aos tomadores de decisão, acadêmicos, funcionários públicos, estudantes, setor privado e a todos interessados pelo tema segurança alimentar. O uso é livre e gratuito.