As exportações de frango dos Estados Unidos para Cuba caíram em maio pelo segundo mês consecutivo, segundo estatísticas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos consultadas pelo economista Pedro Monreal.
O especialista compartilhou os dados através de um tópico no Twitter: ” As exportações de carne de frango dos EUA para Cuba registraram quedas notáveis ??em maio pelo segundo mês consecutivo, com uma contração de 28% em toneladas, que não tinha um nível tão baixo desde novembro de 2020″, disse Monreal.
Ele esclareceu que “apesar da contração experimentada pelas exportações de carne de frango dos EUA para Cuba em maio de 2022, os níveis – tanto em valor quanto em toneladas – permanecem relativamente altos em comparação com os dados históricos”.
O economista explicou também que o valor do frango americano em maio aumentou 9,9%.
Monreal concluiu que “em apenas três meses, desde fevereiro de 2022, as toneladas de carne de frango importadas por Cuba dos EUA caíram 54%. Pode estar em uma fase de escassez de importações do principal fornecedor”.
Dada a ruína da indústria suína devido à falta de ração e ao acesso proibitivo à carne bovina, o frango é a estrela da dieta proteica dos cubanos há anos. A diminuição destas importações de carne de aves pode ter uma influência significativa na crise alimentar que a Ilha enfrenta.