Redação AI (18/08/06)- Será inaugurado em Colíder, neste domingo, dia 20/08/2006 o NÚCLEO DE CRIADORES DE AVESTRUZES REPRODUTORES DO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO. O Setor da estrutiocultura comemora mais esta vitória no Norte do Estado, que vem se despontando como uma das regiões brasileiras mais prósperas para a criação deste animal, em virtude do clima, precipitação pluvial anual e facilidade no cultivo de forrageiras apropriadas para a criação.
São vinte criadores que se uniram em torno de um mesmo ideal depois de sofrerem as dificuldades concernentes a esta pecuária de difícil manejo. Agora eles dividirão o mesmo corpo de funcionários, energia, veterinário, e terão total assisência técnica da Cocamat (Cooperativa dos Criadores de Avestruz e Agropecuária de Mato Grosso).
O grupo escolheu a região por uma questão de logística, fica próximo à Incubadora coletiva da Cooperativa, e à fábrica de rações especializada em nutrição de avestruzes. Só este núcleo tem potencial para estar entregando 10.000 cabeças para o abate anualmente. “No início a postura destes nossos 500 casais ainda será modesta – ressalta Kleber Morales de Lima, estrutiocultor de Sinop-MT, que aderiu ao núcleo – mas estamos trabalhando com variabilidade genética, o que conferirá uma alta qualidade dos filhotes advindos destes reprodutores, São aves descendentes de reprodutores do Arizona-EUA, África do Sul, e da Região de Sevilha na Espanha. Estamos muito contentes com os resultados obtidos, e agora em grupo, não estamos nenhum pouco tímidos frente às grandes empresas do setor, podemos competir de igual para igual”.
Na ocasião será servido delicioso almoço com iguarias derivadas da carne do Avestruz, e pratos que levam ovos, poucos ovos aliás, tendo em vista que cada ovo pesa em torno de 1,3 kg.
Segundo o Sr. Almir Rocha (mais experiente criador na região de Colíder e presidente da Cocamat), muito em breve começarão as construções do frigorífico próprio para o abate destes animais que ocorrerá no segundo semestre de 2007, para assim abater os animais que estão começando a nascer agora. O curtume para o processamento das peles será construído logo em seguida. E o frigorífico terá capacidade para abater 100 animais por dia, o que indica que ainda teremos muito espaço para crescer, acrescenta o Sr. Elizete (criador no município de Santa Helena).
O resultado da união das Cooperativas do Setor já pode ser contemplado no site www.avistruz.com.br (marca apresentada na Fispal, maior feira de alimentícia da América Latina), e que já contará com a cocamat como uma de suas associadas e fornecedora de carne para o ano de 2007.
Assim que os filhotes ganharem um pouco mais de número, estaremos providenciando um novo Núcleo, sendo este para a Engorda destes Avestruzes, comemora o Sr. Osmar Aparecido Bezun (criador na região de Colider e Tesoureiro do Núcleo de Reprodutores)
Convidamos toda a comunidade para estar acessando o site da Cooperativa http://www.cocamat.com.br/ , e sabendo mais sobre a criação.