A maior usina de geração de energia fotovoltaica do RS foi inuagurada nessa terça na localidade de Guterres, no 2º Distrito do município de Barra do Quaraí, fronteira com o Uruguai. Com capacidade de gerar 10.000 megawatts de energia e atender 700 consumidores, de forma comercial, o projeto viabiliza a geração de energia solar por assinatura.
O investimento realizado pela empresa HCC Energia Solar, com sede em Santa Maria, que atua na sustentabilidade, possui um complexo de módulos fotovoltaicos. A usina foi construída em sete meses de trabalho. Possui 10.088 módulos fotovoltaicos, ligados a 5 subestações. Foram investidos ao menos R$ 20 milhões no emprendimento. Segundo os administradores da empresa, o índice de irradiação solar da região possibilita esse tipo de investimento. O projeto favorece o meio ambiente, pois é uma geração de energia totalmente limpa.
O prefeito Maher Jaber exalta esse marco em Barra do Quaraí. “Um empreendimento dessa magnitude possibilita a geração de trabalho e renda, pois oportuniza a mão de obra local, atrai divisas ao município por meio da geração de ICMS E ISSQN. É uma honra para nossa cidade sediar a maior usina de geração de energia fotovoltaica do RS.
Isso é um importante passo para avanços significativos no desenvolvimento do município, uma vez que sistemas como esses são o reflexo da tecnologia e preocupação com pautas tão importantes, como o meio ambiente”, avalia Jaber. Durante a cerimônia, também, se realizou a visita in loco das instalações da usina solar.