O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, e a representante comercial, Katherine Tai, anunciaram hoje que o governo da Índia concordou em permitir a importação de carne suína e produtos suínos dos EUA para a Índia, removendo uma barreira de longa data ao comércio agrícola dos EUA.
Esta notícia segue a revitalização bem-sucedida do Fórum de Política Comercial EUA-Índia, realizado em Nova Délhi em novembro de 2021, durante o qual a embaixadora Tai levantou a importância do acesso à carne suína dos EUA com o ministro do Comércio da Índia, Piyush Goyal.
“Esta nova oportunidade marca o culminar de quase duas décadas de trabalho para obter acesso ao mercado de carne suína dos EUA para a Índia – e sinaliza um movimento positivo nas relações comerciais EUA-Índia”, disse o secretário Vilsack. “Continuaremos trabalhando com o governo indiano para garantir que a indústria de suínos dos EUA possa começar a enviar seus produtos de alta qualidade aos consumidores o mais rápido possível”.
“O acordo da Índia para permitir a importação de carne suína dos EUA pela primeira vez é uma ótima notícia e um desenvolvimento significativo para os produtores dos EUA e para os consumidores indianos”, disse a embaixadora Tai. “Continuaremos trabalhando para fortalecer o relacionamento comercial EUA-Índia e aprecio os esforços do ministro Goyal para facilitar esse importante desenvolvimento.”
Em 2020, os Estados Unidos foram o terceiro maior produtor mundial de carne suína e o segundo maior exportador, com vendas globais de suínos e produtos suínos avaliados em US$ 7,7 bilhões. No ano fiscal de 2021, os Estados Unidos exportaram mais de US$ 1,6 bilhão em produtos agrícolas para a Índia.