Redação (31/03/06) – As autoridades indonésias confirmaram nesta sexta-feira a 23 morte por gripe aviária em seu território, após receberem resultados de análises feitas pelo laboratório de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Hong Kong.
“Os novos resultados também foram positivos no que diz respeito à gripe aviária”, declarou à Efe o diretor de erradicação de doenças animais do Ministério da Saúde, Hariadi Wibisono.
A nova vítima é uma menina de um ano que morreu na semana passada em um hospital de Jacarta, poucos minutos após ser internada.
O vírus H5N1 da gripe aviária infectou aves em 26 das 33 províncias indonésias e já matou mais de 10 milhões de frangos.
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) ressaltou que Indonésia deve ampliar seus esforços na detecção precoce do vírus, especialmente nas províncias mais remotas.
Segundo a OMS, 186 pessoas já contraíram a gripe aviária em todo o mundo. Destas, 106 morreram, em casos registrados no Vietnã (42), Indonésia (23), Tailândia (14), China (11), Azerbaidjão (5), Camboja (5), Turquia (4) e Iraque (2).