De acordo com o Conselho Mexicano da Carne (Comecarne) durante o ano passado, embora tenha havido crescimento em alguns segmentos da indústria nacional de embutidos, de forma geral a tendência do setor foi de queda com queda de 1,2% em relação a 2019.
Os números indicavam que a demanda caiu 2,1% com mais de um milhão de toneladas , o que trouxe um comportamento semelhante no consumo per capita, que foi de 7,7 quilos, quantidade 1,1% inferior à registrada em 2020.
O México tem um baixo consumo desses alimentos em comparação com países como Alemanha e Itália, onde chega a 29 quilos por habitante.
No último ano este sector gerou um total de 999.000 toneladas de produtos transformados, com bons desempenhos registados na transformação de enchidos , rubrica que aumentou 1,9%, no entanto, a de presuntos diminuiu 3,8%; os dois alimentos juntos representam mais de 90% da demanda por esses bens em nível nacional.
O segmento de produção mais afetado, segundo números da agência, foi chouriço, longaniza, bacon, mortadela e queijo de porco, com uma contração total da ordem de 5,6%.
pesar deste cenário e da crise provocada pela pandemia iniciada em 2020, em Comecarne destacaram que dentro da indústria não houve afastamentos , pois conseguiram manter 38.000 empregos – o equivalente a 48% dos empregos no setor das carnes – registrados pela Pesquisa Mensal da Indústria de Transformação (EMIM), realizada pelo Instituto
No México, o segmento de frios representa 23% da indústria de alimentos e 32% do PIB agrícola.Ressaltaram, ainda, que as exportações desses alimentos permaneceram estáveis ??em 2020 em relação a 2019, com queda de apenas 0,8%, enquanto as importações tiveram queda ainda maior, de 21,8%.
Isso foi atribuído ao fechamento de plantas de processamento nos Estados Unidos, que é nosso maior fornecedor, esse comportamento durante o ano passado foi devido diretamente às causas de surtos de Covid-19 (Coronavirus) dentro de suas instalações, o que resultou em um abastecimento menor e na redução do déficit comercial do México de 9,3%.