Redação AI 11/08/2005 – A Tailândia proporá aos demais países da Associação do Sudeste Asiático (Asean) a criação de uma reserva de remédios e vacinas contra a gripe aviária com o objetivo de agir em caso de emergência, segundo fontes oficiais. O ministro tailandês da Saúde, Suchai Charoenranatakul, disse que a proposta será abordada na reunião desta quinta entre os membros da Asean, em Bangcoc.
Este plano é uma boa forma de assegurar o acesso de todos os países às reservas de medicamentos para o tratamento caso o vírus passe de pessoa para pessoa declarou o ministro tailandês.
Na terça, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Lee Jong-wook, disse em Bangcoc que essa agência está negociando com o laboratório suíço Roche a criação de uma reserva do remédio Tamiflu suficiente para atender um milhão de pessoas. O antiviral Tamiflu pode ser usado no tratamento de doentes da gripe aviária. A OMS atualmente tem doses armazenadas suficientes para tratar 125 mil infectados.
Na semana passada, Lee anunciou que a Roche estuda fornecer à OMS uma “quantidade substancial” de dose de Tamiflu, com o financiamento do Banco Mundial. A OMS registrou 57 mortes, entre Camboja (4), Indonésia (1), Tailândia (12) e Vietnã (41) desde o final de dezembro de 2003 por causa da gripe aviária.