Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ingresso de animais na Expointer na Justiça

<p>No dia em que ocorre o lançamento oficial da 30 Expointer, a Cabanha Da Maya, de Bagé, deve iniciar uma batalha judicial para conseguir expor 29 bovinos Jersey criados fora do Estado.</p>

Redação (01/07/07) – A determinação contraria a portaria estadual 49/07, que proíbe o ingresso de animais de fora do RS em território gaúcho. Conforme o administrador da cabanha, Chico Vieira, os exemplares estão sendo criados numa propriedade em Carandeí (PR). "As fêmeas têm base de animais canadenses. Queremos trazer essa genética."

De acordo com o advogado da causa, Fábio Gomes, os exemplares já passaram por todos os requisitos exigidos, como quarentena e sorologia, estando aptos à mostra. "Eles serão transportados em caminhão lacrado, passarão por mais uma quarentena de 14 dias no destino e por nova sorologia", diz. Em 2006, uma liminar garantiu ao criador José Paulo Cairoli a participação de 12 bovinos Angus na Expointer. No mesmo ano, a Cabanha Da Maya conquistou o grande campeonato da raça Jersey com o ventre Julize do Umbu. A propriedade ainda levou o concurso leiteiro (adulto e jovem).

Ontem, a Secretaria da Agricultura (Seapa) revisou o número de inscritos na feira: 6.107 animais. O volume aponta veto a 98 exemplares. Apesar de terem sido barrados 42 ovinos que viriam de fora do RS, não houve cancelamento de bovinos. Os ventres da Cabanha Da Maya não foram pegos pela "malha fina" da Seapa em função da matriz estar situada em Bagé. O presidente da Arco, Paulo Schwab, admite que sabia da intenção dos ovinocultores de SP, PR e SC. "A Arco não poderia ter negado as inscrições, porque no site da Seapa não diz nada", justifica.