Redação (26/11/2007)- A AVESTRO, empresa de comercialização e distribuição de carne de avestruz, hoje líder do mercado consumidor nacional, exporta seu primeiro container de produtos PET FOOD para a Europa, e já tem confirmado oficialmente um outro pedido de um container ao mês no mínimo, para seu cliente na Comunidade Européia.
A exportação acontece através de parceria com uma grande empresa do setor de PET FOOD brasileira, tanto na industrialização como em sua viabilização. Foram utilizados retalhos de carne e itens como Traquéia, Tendões, Esôfago, Moela e Coração, maximizando assim o abate de avestruz na empresa.
A AVESTRO, através do empenho de seus diretores, conquistou um mercado totalmente inovador no setor produtivo da criação de avestruz no país. “Damos início hoje a um novo ciclo no desenvolvimento de produtos para animais de companhia – Pet Products, dentro da industria brasileira e criamos uma excelente alternativa de exportação para nossa empresa,” diz Giovanni Costa, diretor presidente da AVESTRO. “Este setor é altamente valorizado e somos muito competitivos. No rastro do boi, no caminho do frango, está o alimento para animais de companhia, o Pet Food. E o mais importante é que usamos um produto que era vendido por valores simbólicos, como a traquéia, tendões, esôfago, moela, coração, a carcaça e as vísceras de avestruzes, e desta forma agregamos valor e possibilitamos o aproveitamento integral da nossa produção na planta frigorífica”, comenta.
A AVESTRO já exporta couro in natura salgado, em crust, wet blue e acabado, para paises como México, Israel, Coréia do Sul e Itália e possui habilitação para exportar carne para os países da Lista Geral: Japão, Hong Kong, Emirados Árabes, Iêmen, Belarus, Peru e Irã, e se encontra capacitada para atender ao pedido de exportação de dois containeres por mês (30 toneladas), por um período mínimo de 24 meses, totalizando um contrato no valor de €7.200 milhões. A empresa aguarda o processo de implantação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do PNCR (Plano Nacional de Controle de Resíduos) no país que possibilita a exportação da carne de avestruz para a Europa. A empresa tem atualmente mais de 100 toneladas de carne de avestruz em estoque e aguarda a habilitação definitiva do MAPA, pois todas as exigências para a aprovação do processo já foram cumpridas e o produto a ser exportado já foi aprovado.
A AVESTRO detém hoje a liderança do mercado consumidor nacional e tem como objetivo perpetuar no mercado nacional e internacional sua marca como sinônimo de qualidade nos produtos de avestruz. Com aparência do filé mignon, a carne de avestruz é vermelha, tem proteína de excelente qualidade, baixos índices de gordura e colesterol, além de ser rica em ferro e conter ômega 3 – que tem a propriedade de controlar o colesterol no sangue.