Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

BRF

Instituto BRF comemora 10 anos e investe cerca de R$ 10 mi em nova frente de trabalho

Ao todo, serão investidos mais de R$ 400 milhões em projetos sociais e de educação até 2030

Instituto BRF comemora 10 anos e investe cerca de R$ 10 mi em nova frente de trabalho

O Instituto BRF (IBRF), associação privada responsável pelos investimentos sociais da BRF, comemora 10 anos de história em 2022. Desde a sua criação, o instituto impactou mais de meio milhão de pessoas e promoveu 2 mil ações, em 70 cidades pelo país que mobilizaram 32 mil horas de trabalho voluntário, além de iniciativas realizadas no Oriente Médio, em países como Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Turquia. Recentemente, o IBRF lançou sua nova frente de trabalho em educação, que já soma R$ 9,5 milhões em investimentos. Até 2030, serão R$400 milhões em projetos sociais em prol das comunidades onde está presente.

Visando contribuir com soluções para desafios como desemprego e evasão escolar, o Instituto firmou parcerias com o UNICEF e Instituto Ayrton Senna (IAS), que juntos devem impactar até 415 mil pessoas. Com o IAS, por exemplo, a Companhia já investiu R$ 5 milhões no projeto, iniciado no Rio Grande do Sul, que busca garantir um processo de alfabetização, associado ao desenvolvimento socioemocional. Já com o UNICEF, o IBRF contribuiu para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade tenham acesso à conectividade, higiene e apoio social. Nesta iniciativa, foram destinados R$ 4,5 milhões. Além dos jovens, também beneficiará as comunidades dos territórios onde a empresa está presente no Brasil.

Por meio dos investimentos e apoio do IBRF, a BRF avança em seus dois compromissos de melhorar a qualidade de vida das pessoas e comunidades em que atua e impactar 1,5 milhão de pessoas sobre a redução do desperdício de alimentos. Ambos estão conectados com a agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS, estipulada pela ONU.

“O Instituto foi criado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento, combater a desigualdade e criar oportunidades para as pessoas nas comunidades onde estamos inseridos. Para transformar realidades, precisamos do engajamento de todos nessa jornada. Por isso, contamos com grandes parceiros que têm contribuído intensamente nessa agenda”, afirma Grazielle Parenti, vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF e presidente do Instituto BRF.

Para mitigar os impactos da insegurança alimentar, o IBRF promove também iniciativas de combate ao desperdício de alimentos e doações para complementar a alimentação de pessoas em vulnerabilidade. Em conjunto com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), está investindo em fomento à pesquisa científica em torno das causas do desperdício e o ecossistema do investimento social. Em 2021, também foi patrocinador exclusivo da plataforma Comida Invisível, que conecta pessoas e empresas que têm alimentos excedentes às organizações que precisam de doação. Dessa forma, é possível ampliar o impacto positivo em prol da redução do desperdício. Em outra frente, o projeto oferece educação e treinamentos de Boas Práticas de Alimentação voltados para as ONGs e para os restaurantes que recebem doações por meio da plataforma.

O Instituto BRF ainda se uniu à Gastromotiva no projeto Cozinhas Solidárias. A parceria, que até o fim de 2021 já havia doado mais de 387 mil refeições, oferece formação profissional, além de promover o empreendedorismo e a geração de renda, apoiando doze cozinhas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador, e contribuindo com doações mensais de 5 toneladas de proteínas que abastecem 36 Cozinhas nessas cidades. Outra Iniciativa nessa frente é o Ecco Comunidades, programa que seleciona e acelera startups de impacto com soluções para o desperdício e conta com um investimento de até R$ 90 mil por projeto.

Nos últimos anos, o enfrentamento à pandemia também foi foco de ações do Instituto BRF. Em 2021 lançou o ‘Fundo Nossa Parte pelo Todo’, que tem por objetivo selecionar projetos que contribuam para a redução dos efeitos da pandemia de Covid-19. No fim de 2021, 50 projetos foram selecionados, somando R$ 1,8 milhão em investimentos em diferentes frentes voltadas à Geração de Trabalho e Renda, Saúde e Ações Emergenciais, insegurança Alimentar e Proteção Social. Somente na pandemia, a Companhia direcionou R$ 100 milhões beneficiando mais de 70 municípios no Brasil e no exterior.

Colaboração e voluntariado corporativo

Todo trabalho do Instituto, desde sua fundação, é conduzido em parceria com os Comitês de Investimento Social, grupos de colaboradores de unidades que alinham as estratégias sociais às comunidades locais e conduzem o programa de voluntariado corporativo. Neste último ano, o Instituto BRF promoveu ações em 13 estados e o Distrito Federal, somando 444 ações voluntárias cadastradas e 2.505 colaboradores participantes em pelo menos uma ação. Somadas, foram mais de 12 mil horas de voluntariado e 3 mil pessoas beneficiadas pelas ações.

Foram realizadas campanhas para os Dias Mundiais do Meio Ambiente e da Alimentação, além do Natal. Os comitês promovem também as chamadas “ações de solidariedade”, que surgem por demandas identificadas por eles ou pedidos recebidos de instituições, como doações de sangue, arrecadações de doações e mutirões para melhoria do espaço físico e do atendimento das organizações sociais.

Sobre o Instituto BRF

Fundado em 2012 pela BRF, o Instituto BRF é uma associação privada que direciona de forma estratégica os investimentos sociais da Companhia. O objetivo é dar suporte às iniciativas cidadãs que contribuem para o desenvolvimento das comunidades localmente. Desde a sua criação, por meio das ações de voluntariado e projetos de investimento direto, o Instituto BRF já impactou mais meio milhão de pessoas, mobilizou 30.000 voluntários e realizou mais de 2 mil ações sociais em 70 cidades ao redor do País

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.