Muitos fatos históricos marcaram o ano de 2007 e, em meio a tantos episódios célebres, nasceu o Instituto Ovos Brasil (IOB). Criado para disseminar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos, o Instituto Ovos Brasil despontou num cenário onde o consumo de ovo era de 120 per capita, número muito distante do que era preconizado no mundo todo, naquela época.
“O IOB teve muita dificuldade no início, porque era preciso esclarecer o público consumidor, a classe médica, as universidades e a imprensa, a respeito dos reais benefícios do consumo do ovo. Isso porque havia preconceito em relação ao alimento, era muito forte o mito de que ele aumenta o colesterol”, relembra Edival Veras, atual Presidente do Instituto Ovos Brasil.
Papel Institucional
Ao longo de sua história, o IOB vem desempenhando um papel institucional fundamental na educação sobre a composição nutricional do ovo, sua valorização no mercado e no aumento de seu consumo. Hoje, o Instituto, que tem como meta incentivar a ingestão de 365 ovos per capita (1 ovo por dia), elabora e distribui materiais informativos, realiza palestras junto às entidades do setor de avicultura, profissionais da saúde e população.
Segundo Edival Veras, na primeira pesquisa de mercado que o Instituto Ovos Brasil realizou, o ovo não era considerado uma comida glamourosa. “Foram as ações desempenhadas pelo Instituto que fez com que a percepção da população e também da classe de especialistas em saúde mudasse positivamente em relação à ingestão do ovo. Hoje, podemos notar que ele é trabalhado por muitos chefs de cozinha, como vemos inclusive em programas de gastronomia, como o Masterchef, por exemplo, onde fazer um ovo perfeito é motivo de ganhar muitos prêmios”, relata Veras.
Ovo: Elemento Essencial
Com uma história marcada pela constante defesa dos ganhos para a saúde no consumo de ovos como um elemento essencial em uma dieta saudável, o presidente do Instituto Ovos Brasil, narra que foi uma longa trajetória até que o ovo recebesse o justo tratamento – pelos seus verdadeiros valores – pela comunidade médica, mídia e por toda sociedade.
“A ciência mostrou que melhor que o ovo somente o leite materno. Inclusive porque o alimento ovo tem todos os nutrientes necessários para criação de uma vida. E, em que pese este aspecto, nos empenhamos em levar informações verdadeiras com cunho científico baseado em trabalhos de pesquisadores sérios e éticos. Atualmente, a família brasileira sabe da importância do consumo do ovo e o Instituto tem um papel estratégico nessa valorização”, afirma Edival Veras.
Na opinião de nutricionistas, nutrólogos, cardiologistas, pediatras e outros especialistas da saúde, o ovo é um alimento nutricionalmente importante e muito acessível para a população ou para pessoas que desejam melhorar seus aspectos nutricionais. Então, o incentivo no consumo de ovos significa melhorar as condições nutricionais das pessoas no Brasil.
“Para que este fato se torne realidade, temos trabalhado intensamente para levar a mensagem dos benefícios da ingestão de ovos para todos os públicos. Nossas ações objetivam fazer com que o ovo tenha cada vez mais destaque nas refeições da população e nas recomendações médicas”, comenta o presidente do Instituto Ovos Brasil.
15 Anos
Em sua fala sobre os 15 anos de fundação do Instituto Ovos Brasil, o presidente da entidade, Edival Veras, destaca que são 15 anos que se dedicam em compartilhar informações científicas para a classe médica, nutricionistas, nutrólogos, cardiologistas e pediatras.
“São 15 anos trabalhando na gourmetização do ovo, porque não é só um ovo frito ou cozido, mas também um rol de preparações que podem ser feitas para incrementar nutricionalmente a alimentação das pessoas. Divulgamos informações para a classe esportiva que já é grande consumidora do ovo, por conta da proteína contida nele, esclarecendo o benefício do consumo para atletas. Propagamos informações sobre o ovo para as idades mais avançadas, que é quando elas perdem massa muscular e precisam de incremento nutricional, tanto com relação a vitaminas, proteínas e minerais. Trabalhamos também com a parte infantil e materna com relação à colina, que desenvolve a capacidade cognitiva das crianças e ajuda as mães, na gestação e na amamentação, a ter uma gestação saudável com fetos mais saudáveis”, declara Veras.
Outro ponto, que vem recebendo atenção dos gestores do IOB, é na propagação de conhecimento para a população sobre a inclusão do alimento ovo na dieta de animais de companhia, como cachorros e gatos, pelo seu alto valor protéico que colabora com a saúde o pet, proporcionando pelo saudável e brilhoso.
Para o corpo diretivo da instituição, chegar ao 15º aniversário é uma bela história, é motivo de muito orgulho ver todo o caminho trilhado pelo Instituto Ovos Brasil até esta data e ter a convicção de que contribuiu com todos os seus pares do ecossistema produtivo de ovos no Brasil e, principalmente, com informação correta sobre os principais benefícios que o alimento tem sobre a saúde de quem o consome.
Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.