Levar conhecimento de maneira ágil e assertiva. Este é um dos principais objetivos da 26ª edição do IPVS2022, principal evento da suinocultura mundial, que ocorre até sexta-feira, 24 de junho, no RioCentro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Após os dois anos de severas restrições, devido à pandemia da Covid19, o congresso marca a retomada dos grandes eventos presenciais voltados à suinocultura e reforça o comprometimento das empresas e entidades para dar uma guinada no setor. “A suinocultura vem passando por diversos desafios, provenientes dos altos custos dos insumos e é por este motivo que o IPVS2022 vem no momento exato para transformar esse cenário”, disse a presidente do evento Fernanda Almeida.
Ela ressaltou que somente a ciência pode desenvolver técnicas para melhorar os índices zootécnicos. “Os estudos e soluções apresentados aqui neste evento vão refletir no dia a dia do produtor, que alcançará resultados mais expressivos ao empregar tecnologia nas granjas”, afirmou.
Ainda de acordo com Fernanda, “o IPVS2022 promove o intercâmbio de informações de diferentes elos deste setor produtivo e, a partir disso, conseguimos levar a inovação ao campo, com maior agilidade. Nesses encontros todos são protagonistas e o suinocultor deve sentir orgulhoso de ser representado, pois trata-se da vitória da suinocultura”, destacou.
Para o médico-veterinário e diretor do Comitê Científico do IPVS2022 Roberto Guedes, esta edição do congresso precisa ser reconhecida pela superação do setor com relação aos desafios enfrentados durante o isolamento social. “Ficamos surpresos com a quantidade de trabalhos científicos inscritos. Digo isso pelas dificuldades enfrentadas pelos autores para concluir seus projetos e mesmo assim quase atingimos a marca de 500 resumos”, comentou.
Guedes destacou a qualidade dos resumos. “Recebemos 481 trabalhos para avaliação, dos quais 450 foram aceitos. Como todos recebem nota, os 122 melhores pontuados ganharam espaço para apresentar seus resumos ao público presente no IPVS2022. São pesquisas de grande valia para a evolução da suinocultura mundial, das quais tenho recebido centenas de feedbacks positivos durante o evento”, frisou.
Guedes informou que a área reservada aos pôsteres também recebeu a atenção dos congressistas. “Notamos uma intensa movimentação no espaço onde 328 resumos estão expostos. A circulação dos participantes que buscam ampliar seus conhecimentos por meio de pesquisas e a consulta junto aos autores aqui presentes tem sido assídua durante todo o evento”, relatou.
Unindo tecnologia à programação técnica
A edição brasileira do IPVS também surpreendeu pela adesão das empresas, que apoiaram a realização do evento e apresentaram soluções e novidades na exposição realizada em paralelo à programação técnica.
“O brasileiro é adepto das feiras de negócios por acreditar na oportunidade da troca de experiências e networking. Esse gosto por evento fez com que pudéssemos realizar uma grande exposição, com 40 empresas, número bastante expressivo com relação a edições anteriores do congresso”, informa Fernanda Almeida.
Para o diretor executivo da Farmabase Vitor Franceschini, eventos como o IPVS2022 vêm ao encontro dos propósitos da empresa. “Nossa missão é garantir a saúde do plantel suinícola e este compromisso para a Farmabase é muito sério. O Brasil, como um grande produtor, exportador e líder em termos sanitários, precisa desse suporte. Estamos muito felizes em participar junto a um grande público em nível mundial”, relatou.
“Sempre participamos do IPVS e para esta edição preparamos com muito carinho um grande conteúdo, com muita ciência e informação por meio de pôsteres e publicações para ajudar o produtor a melhorar sua produtividade. Elaboramos também um Simpósio sobre sustentabilidade que está na missão da Zoetis e dos nossos clientes”, informou o diretor da unidade de negócios suínos, aves e aquicultura da Zoetis, Renato Verdi.
De acordo com o diretor da unidade de negócios suinocultura do Brasil da MSD Saúde Animal Rudy Claure, a participação da empresa no IPVS2022 é um grande passo em prol do setor. “Estamos muito felizes em participar pois somos parte importante das mudanças no sistema produtivo e nosso objetivo é oferecer suporte às mudanças visando a evolução do setor e ajudando o produtor a melhorar sua produtividade. Levamos aos produtores as melhores práticas, serviços e produtos envolvendo inclusive o bem-estar animal. Dividimos conhecimento e ideias e convidamos o segmento a crescer conosco”, contou.
Já o gerente técnico e de marketing da Hipra Gabriel Faria valorizou a oportunidade de divulgar os diferencias da empresa para um público tão seleto. “É um prazer muito grande para a Hipra sempre participar ao redor do mundo do IPVS. Este é um momento muito bom para trazer as novidades ao mercado brasileiro, pois trabalhamos com muita tecnologia. Acreditamos que estamos contribuindo para a melhoria da suinocultura como um todo”, afirmou.
“Estamos muito felizes em participar do IPVS 2022. Aproveitamos essa oportunidade para auxiliar no desenvolvimento da suinocultura da América Latina como um todo. O setor está crescendo muito rápido e é muito importante que a nossa marca esteja cada vez mais fortalecida no Brasil, Chile, México e Argentina. Para ter um crescimento sustentável é preciso ter produtos de excelência, com alta tecnologia e que tragam retorno aos produtores com alta performance”, apontou o Head of Global Marketing Swine da Boehringer Ingelheim Martin Forchieri.
Simpósios Satélites
Além de toda a programação científica, os participantes do IPVS2022 foram convidados a acompanhar, no fim da tarde de quarta e quinta-feira uma programação de Simpósios Satélites promovidos por empresas, que aproveitaram o espaço para apresentar novidades voltadas à suinocultura e também trabalhar temas de relevância para o setor.
Na quarta, três empresas promoveram simpósios: a Zoetis com o tema “Inovações Zoetis para uma Produção Global de Suínos mais Sustentável” – O papel do médico-veterinário; a Boehringer Ingelheim, que apresentou o tema “Melhorando o controle de doenças utilizado dados e tecnologia” e a MSD Saúde Animal que debateu “Como a Agricultura pode salvar o mundo?”.
Já na quinta-feira, a Phytobiotics trabalhará o tema “Como a inflamação influencia o resultado da sua produção?” e a Virbac debaterá “Como atingir a meta de proteção do PCV2? – Uma visão geral atualizada e as novas oportunidades de controle”.
Programação
O evento segue até a sexta-feira, 24/06, com a realização de quatro sessões ao longo da manhã, além de apresentações orais e sessão de posters. No site e nas redes sociais do IPVS2022 você encontra a programação completa e acompanha a cobertura oficial do evento.
Acesse: www.ipvs2022.com
Somando forças com o IPVS2022
O IPVS2022 conta com o apoio das principais entidades da suinocultura brasileira, como: Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), Sindicarne-SC e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O IPVS2022 tem como Partner as empresas Boehringer-Ingelheim, Farmabase, Hipra, MSD e Zoetis. Na categoria Supporter, temos a presença da Ceva e Elanco. As empresas Agroceres PIC, Biofarma, DB-Dan Bred, Idexx, Ourofino, Pharmacosmos, Sanphar, Trouw Nutrition, Vetanco e Virbac formam o grupo dos patrocinadores Platinum e no grupo Gold temos Crystal Spring, Magapor, Microvet, Phytobiotics, Thermo Fisher, Tonisity, VetScience, Vetoquinol, Lanxess, BioChek e Apha Scientific. Além destas, as empresas Adisseo, Boehringer-Ingelheim e ICC patrocinam o Pré-Congresso do IPVS2022.
O evento apresenta como parceiros de mídia os veículos 333 Brasil, 333 Internacional, Academia Suína, Ediciones Pecuarias/Acontecer Porcino, Engormix, Feed & Food, Maiz Y Soya, MAP, O Presente Rural, Pig Progress, Piscishow e Avisuleite, Suíno Brasil, Suino.com, Suinocultura Industrial, SuiSite, Veterinária Digital e Globo Rural.
SERVIÇO
IPVS2022 – International Pig Veterinary Society Congress
21 e 24 de junho de 2022
Evento híbrido – Rio de Janeiro / Riocentro Convention & Event
Contato: www.ipvs2022.com ou pelo telefone +55 (31) 3360-3663.
Sobre a IPVS
A IPVS – International Pig Veterinary Society é uma associação de especialistas em sanidade e produção suína. Foi fundada em 1967, e já realizou outras 25 edições deste importante evento.
De acordo com a IPVS, os seus objetivos são: realizar congressos internacionais para a troca de conhecimentos relacionados à sanidade e produção suína; formar médicos-veterinários especializados em suinocultura em todos os países produtores de suínos, bem como promover cooperações entre as entidades produtoras.