O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), localizado em Campinas-SP, recebe inscrições de 1º a 31 de outubro para processo seletivo do curso de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos – confira o edital. Vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital oferece doze vagas com início das aulas em 28 de fevereiro de 2023.
Os candidatos deverão realizar prova escrita on-line em 28 de novembro e a list a dos aprovados nessa primeira etapa será conhecida em 5 de dezembro, quando também serão definidos os horários das entrevistas individuais on-line, previstas para 6 e 7 de dezembro, quando também haverá análise de currículo. O resultado final será divulgado em 12 de dezembro.
Classificado com nota 4 pelo sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o mestrado do Ital abrange diversas linhas de pesquisas, desde desenvolvimento de sistemas de embalagens, conservação de alimentos por processos térmicos, micronutrientes e contaminantes inorgânicos em alimentos, secagem de frutas e hortaliças e seus co-produtos até tecnologia de produtos derivados do cacau – saiba mais.
“Os mestres formados pelo Ital têm demonstrado grand e satisfação com o curso que oferecemos tanto para dar continuidade na carreira acadêmica quanto pela maior qualificação para solucionar problemas junto ao setor produtivo ou a instituições de ciência e tecnologia nas áreas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagens”, destaca Silvia Tfouni, docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Ital, além de pesquisadora do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) do Instituto.
Sobre o Ital
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), localizado em Campinas/SP, é uma instituição líder em pesquisa aplicada na América Latina. O Ital tem um papel central na inovação do setor de alimentos, realizando pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados nas áreas de alimentos e bebidas, ingredientes, processamento e embalagem.
Fundado em 1963 como uma instituição pioneira em tecnologia de alimentos no Brasil, o Ital é um dos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Atualmente o Instituto congrega centros tecnológicos especializados em produtos cárneos, laticínios, cereais, chocolate e confeitos, panificação, frutas e hortaliças, proteínas vegetais e embalagem. As atividades de PD&I são apoiadas por laboratórios de referência em microbiologia, química, análises físicas e sensoriais. Alianças e projetos estratégicos para inovação são direcionados pela Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital (PITec).