Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Educação

Ital tem curso de Especialização

<p>Com aulas práticas de abate e processamento de produtos, empresas do segmento de carnes procuram por cursos de aperfeiçoamento.</p>

O Brasil firmou-se nos últimos anos como um dos maiores produtores mundiais de carnes sendo o líder mundial na exportação de carnes de aves e bovinas. Com esse viés exportador, e para atender os exigentes mercados importadores como a União Européia, as cadeias produtivas de carnes bovinas, avícolas e suínas tiveram que ampliar seus recursos humanos qualificados para atender as novas demandas tecnológicas com foco na qualidade.

Consoante com essas necessidades de recursos humanos qualificados na área de carnes, desde o ano de 2000 o Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do ITAL oferece um Curso de Especialização em Tecnologia de Carnes – Lato sensu, que irá formar no final deste ano a sua 11ª turma.

Entre 2004 e 2006, esse curso foi realizadopara um dos maiores frigoríficos nacionais. Em todos esses anos, cerca de 190 alunos receberam o título de especialista sendo estes profissionais atuantes nos diferentes segmentos das cadeias produtivas de carnes, inclusive dos setores de insumos. Atualmente, 26 alunos estão matriculados no curso de 2009.

A razão do interesse desses profissionais pelo curso deve-se em boa parte à grade de disciplinas que cobre toda a tecnologia de carnes, do abate ao consumidor, fornecendo amplos conhecimentos sobre os principais tipos de carnes bovinas, suínas, aves e pescados, e é claro ao reconhecimento da competência técnica do CTC. Outro aspecto considerado muito positivo pelos alunos é a extensa programação de aulas práticas.

A equipe de pesquisadores do Centro de Tecnologia de Carnes que ministra aulas no Curso de Especialização tem grau mínimo de mestre. São oito doutores e dois mestres, todos especializados nas áreas de processamento de alimentos, tecnologia de carnes e pescado. Professores de outras instituições também enriquecem a programação.

Como forma de avaliação, os participantes são avaliados mediante provas, exercícios e projetos em equipe. Esses projetos são baseados em pesquisas bibliográficas e atividades de planta piloto ou laboratório na área de carnes.

O CTC/ITAL encontra-se na cidade de Campinas/SP e a exigência para participar do Curso de Especialização em Tecnologia de Carnes é que o aluno tenha curso superior, apresente seu currículo e passe por uma entrevista individual com o coordenador do curso.

* Com informações do Ital