Redação AI (08/03/06)- Um representante de alto escalão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse hoje que os países desenvolvidos não fizeram o bastante para combater a gripe aviária e anunciou plano de criar um centro de crise da Organização das Nações Unidas para coordenar os esforços internacionais contra a disseminação do vírus em animais.
“Não fizemos tudo o que poderíamos ter feito para ajudar os países contagiados a lutaa contra o vírus em animais”, disse Ron DeHaven, administrador do Serviço de Inspeção de Saúde em Animais em Plantas do USDA.
Combater o vírus em animais é a melhor maneira de reduzir o risco de que o H5N1 sofra mutação para uma forma capaz de causar uma pandemia da gripe aviária entre seres humanos, afirma DeHaven.
Representantes dos Estados Unidos, da União Européia (EU) e da Organização das Nações Unidas (ONU) estão elaborando os planos para que o Fundo para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), cuja sede é em Roma, na Itália, seja transformada em um centro de coordenação de luta contra a gripe aviária.
O centro global para gerenciar a crise ajudaria os países a lidar com surtos, enviando especialistas, equipamentos e angariando fundos, disse DeHaven. O projeto preliminar deverá ficar pronto em duas semanas, segundo ele.