Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Análise de mercado

Jair Meyer fala sobre redução de custos e equilíbrio na produção de frangos em coluna da AI

Superintendente da LAR Cooperativa Agroindustrial estreia coluna mensal sobre mercado avícola na Avicultura Industrial

Jair Meyer fala sobre redução de custos e equilíbrio na produção de frangos em coluna da AI

A seção “Comentário Avícola” agora conta com a coluna mensal do Superintendente de Suprimentos e Alimentos na LAR Cooperativa Agroindustrial, Jair Meyer, que trará comentários e análises sobre o mercado avícola. Em sua estreia, o profissional destaca a resiliência do setor avícola, que vem enfrentando impactos nos últimos dois anos devido aos altos custos de produção decorrentes dos preços das commodities. Entretanto, para Meyer, a expectativa de redução de custos para o segundo semestre traz uma perspectiva melhor para o setor.

“O Brasil teve um crescimento de 2,8% no alojamento de aves no primeiro trimestre em comparação com 2022. Em relação ao último trimestre de 2022, houve uma queda de 6,7%, o que faz com que a produção do segundo trimestre seja levemente menor do que a do primeiro”, pontua o Superintendente em vídeo exclusivo para a Avicultura Industrial.

De acordo com Meyer, esse cenário se deve ao fato de que os abates do primeiro trimestre trazem para a realidade de produção os alojamentos realizados em novembro e dezembro. “A produção agora está entrando em um ponto de equilíbrio, que é o objetivo do setor. Isso traz uma oportunidade de exportação, com crescimento de 15% em relação a 2022”, complementa.

No primeiro quadrimestre, o Brasil obteve um crescimento de 12% nas exportação. Já  nas primeiras semanas de maio foram embarcadas 100 mil toneladas de corte de frango. “Se olharmos para a produção do primeiro trimestre, menos as exportações e o consumo per capita, há um equilíbrio entre o que foi produzido e o que foi consumido”, analisa Meyer.

Agora, no segundo trimestre, com uma tendência de produção levemente menor, em razão dos alojamentos no primeiro semestre, quando comparado ao último trimestre de 2022, caminhamos para o equilíbrio entre oferta e demanda, que é o foco do setor no momento, visando a recuperação de resultados. A expectativa de redução de custos é fundamental para que o setor possa se fortalecer e continuar a se desenvolver, mesmo em meio a desafios significativos.

Jair Meyer aposta nessa estratégia para impulsionar o mercado avícola e garantir a sustentabilidade do setor. Acesse o vídeo exclusivo para a Avicultura Industrial abaixo e saiba mais sobre as perspectivas para o setor.