O Japão vai reduzir as restrições de importação sobre carne bovina dos Estados Unidos e do Canadá, que foram impostas por causa dos temores com a doença da vaca louca, de acordo com reportagem da agência de notícias Kyodo News, que cita autoridades.
Poderá ser importada a carne de bovinos com 30 meses ou menos, em vez do limite atual de 20 meses ou menos. O painel do ministério da saúde japonês sobre segurança alimentar, que aprovou uma política para revisar a regulação atual, vai trabalhar as regras revisadas até o fim de novembro, abrindo caminho para um relaxamento das restrições no primeiro semestre de 2012.
A decisão foi tomada depois de muitos pedidos dos Estados Unidos e do Canadá para que o Japão reduzisse a restrição sobre as importações de carne bovina. Acredita-se que a decisão de Tóquio reflita o interesse em aderir a padrões mais científicos, além de tentar enfraquecer as restrições de importação impostas sobre produtos japoneses por parte de muitos países, com suspeitas de contaminação após a crise nuclear de Fukushima.
O Japão suspendeu as importações de carne bovina dos Estados Unidos e do Canadá em 2003, depois da confirmação de casos da doença da vaca louca. Embora tenha retirado a proibição em 2005, impôs condições rigorosas, como o limite de 20 meses. As informações são da Dow Jones.