Reafirmando sua preocupação com as questões de segurança para os seus funcionários em relação ao trânsito, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, a Lar foi a primeira cooperativa a aderir ao projeto, de modo a manter em continuidade as ações do Movimento Maio Amarelo durante todo o ano, com o intuito de dialogar, reduzir os acidentes e conscientizar a sociedade de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.
O programa Laço Amarelo é uma iniciativa do Observatório, que busca, em parceria com empresas, entidades e municípios, combater os altos índices de sinistros de trânsito, por meio de ações e propostas que eduquem e conscientizem a população sobre a necessidade de manutenção da segurança viária.
Atualmente a Lar conta com aproximadamente 24 mil funcionários e 12 mil associados, sendo a cooperativa singular que mais emprega no Brasil, e com a iniciativa, passa a fazer parte do seleto grupo de empresas que lutam por um trânsito mais consciente e seguro, primando pela segurança e pela vida da sociedade em que ela está inserida.
“Já vínhamos de campanhas pontuais de cuidados no trânsito e agora aderindo ao Laço Amarelo queremos trabalhar o tema de valorização da vida de maneira ainda mais constante e intensa” comentou o assessor de Logística da Lar, Jackson da Motta, ao mencionar a preocupação constante da Cooperativa com o bem-estar de seus motoristas e da sociedade nas rodovias.
O Programa
O Programa Laço Amarelo propõe uma comunicação de massa uniforme em todo país sobre segurança no trânsito. Por isso, disponibiliza mensalmente conteúdos de comunicação para inúmeras prefeituras, órgãos públicos, empresas e associações para que, todos possam falar da importância de um comportamento seguro no trânsito para seus públicos.
Os pilares do Programa Laço Amarelo são a Informação e a Reformação. A informação é essencial para um processo de mudança no comportamento do cidadão já formado em diversos ambientes, e esses comportamentos podem ser ressignificados ao longo da vida, justamente diante de novas informações. Após informar, é preciso constantemente lembrar esse mesmo cidadão da importância da prática diária desse novo comportamento seguro no trânsito. Assim, falar de segurança viária periodicamente é fundamental, e reformação significa reformar esse cidadão o tempo todo.
Além das ações internas, os materiais poderão ser acompanhados através dos canais oficiais da Lar Cooperativa.