Os recentes números da economia apontam para um início do próximo ano de estagnação. Exportações em queda, importações em alta, dólar em alta, embora a demanda esteja aquecida, só que para commodities ou produtos básicos como carnes sofrem a concorrência de países mais estáveis economicamente. No agronegócio, a crise hídrica que ocorreu na maior parte de 2014, impactou na produção agropecuária e na configuração de preços dos insumos.
Temos um quadro desanimador no cômpito geral. Na fazenda ou na agroindústria, o sentimento é de angústia com inflação subindo acima do limite estabelecido, com Produto Interno Bruto (PIB) caindo gerando clima de indecisões e incertezas para onde seu planejamento deve apontar.
Provavelmente, você esteja se sentindo desse jeito, angustiado. Sem saber se realiza o investimento em aumento na produção, na armazenagem ou na comercialização, mesmo a FAO/ONU e o Governo brasileiro dizendo que o Brasil deve abastecer o mundo em 10, 20 ou 30 anos.
Eu proponho uma solução para que você fuja desse martírio do mercado, governo e trace seu próprio caminho. Assuma a direção da sua empresa ou de você mesmo e traça suas metas ambiciosas para 12 meses, 3 anos e cinco anos e quando precisar, reajuste.
Certezas Absolutas
Na minha palestra: Liderança de Alta Performance no Agronegócio eu falo dos quatro passos em que você pode se basear para atingir seus objetivos.
O primeiro: Certezas Absolutas.
Temos a Certezas Absolutas Negativas que geram Decisões Negativas, Ações Negativas e Resultados Negativos. Exemplo: Você entra numa concorrência achando que alguém já ganhou antes mesmo de abrirem os envelopes com as propostas.
Agora, temos a Certezas Absolutas Positivas que permeiam a mente do vencedor, do campeão, do líder de resultados sempre favoráveis. Você precisa entrar na onda das Certezas Absolutas Positivas e na minha palestra ensino como.
Controle Mental
Fixar as metas 20 ou 30% acima do seu objetivo, pois se seus colaboradores atingirem seu objetivo, o resultado será satisfatório. Temos vários exercícios que falo na minha palestra dirigida para líderes e empresários do agronegócio.
Comunicação Eficaz
O líder deve fazer um excelente processo de comunicação com sua equipe. O líder deve comprometer-se com seus liderados para que sua equipe o siga naturalmente. O líder deve ajudar para ser ajudado. Promover ajuda mútua de forma que todos estejam imbuídos no mesmo processo. O grande líder coopera com seus liderados. Sua equipe entende que sempre o líder vai colocar a mão na massa para resolver os problemas entre a equipe ou fora dela. Perguntar é a melhor forma de extrair do liderado ou do grupo um feedback seja de vendas ou dos processos internos.
Foco nos Resultados
O líder deve monitorar a equipe para estarem focadas no objetivo do grupo e da empresa. Na minha palestra realizo dinâmicas sutis e rápidas para que todos estejam prontos a assumir com engajamento o foco nos resultados.
Esses foram os quatro pontos e acredito que você esteja pronto pra entrar em 2015 com excelentes resultados porque você e sua empresa merecem estarem na liderança de mercado ou pelo menos perseguindo esse objetivo. E para ser líder de mercado você precisa estar feliz para dar um atendimento de excelência.
Mais informações no meu site: www.arnaldodesousa.com.br ou no meu e-mail: [email protected]
Dia 17 de dezembro vou realizar a palestra “HUMANIZAR PARA SE TRANSFORMAR EM 2015” na Ciesp de Cotia (km 26,5 da Rodovia Raposo Tavares, sentido Estrada do Embu).