Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Livro descreve boas práticas de produção de suínos e aves na agricultura familiar

<p>A obra será lançada oficialmente no dia 23 de junho, em Brasília, durante a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.</p><p></p>

Redação (20/06/06)- A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma das instituições que ajudou a definir as sugestões para se praticar uma agricultura familiar de qualidade. Elas estão descritas no livro Recomendações Básicas para a Aplicação das Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação na Agricultura Familiar, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A obras será lançada oficialmente no dia 23 de junho, em Brasília, durante a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

O livro possui 35 autores e está dividido em 13 capítulos. Os autores fazem parte de outras unidades da Embrapa (Agroindústria de Alimentos, Mandioca e Fruticultura Tropical, Agrobiologia, Meio Ambiente, Gado de Leite, Caprinos e Tabuleiros Costeiros), de instituições de pesquisa agropecuária dos estados e de universidades. A obra é organizada pelo pesquisador Fénelon do Nascimento Neto, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ). Cada um dos capítulos aborda um tipo de produção vinculada à agricultura familiar e relaciona os procedimentos legais e técnicos que não podem ser ignorados pelos produtores.

A Embrapa Suínos e Aves foi responsável pela redação de dois capítulos. Nelson Morés, Armando Lopes do Amaral e Gerson Scheuermann descreveram as Boas Práticas Agropecuárias de Produção de Suínos na Propriedade Familiar. Fátima Regina Ferreira Jaenisch, Valdir Silveira de Avila e Gerson Neudi Scheuermann foram os autores do capítulo sobre as Boas Práticas Agropecuárias de Produção de Frangos de Corte na  Propriedade Familiar. De acordo com a pesquisadora Fátima Jaenisch, a intenção foi descrever os procedimentos necessários para uma produção comercial, seja ela voltado para as agroindústrias ou para a venda direta ao consumidor.

Além das boas práticas de produção para suínos e aves, o livro aborda o processamento mínimo de vegetais, a rotulagem de alimentos, a produção orgânica vegetal e algumas práticas recomendadas para as culturas agrícolas e pecuárias mais presentes na agricultura familiar, como a cana-de-açúcar, mandioca e a produção de leite bovino e caprino. Há também capítulos dedicados às boas práticas de pós-colheita de frutas e hortaliças, método para calibração de pulverizadores e transporte e armazenagem de produtos agropecuário. A obra é voltada especialmente aos profissionais que prestam assistência técnica a agricultores familiares em todo o território nacional.

O livro Recomendações Básicas para a Aplicação das Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação na Agricultura Familiar será distribuído pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que é mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os agentes e multiplicadores que assistem às agroindústrias dos agricultores familiares serão os primeiros a receber a obra. Depois da Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, o livro também estará disponível para consulta na página eletrônica www.mda.gov.br.