Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

LUTO NO SETOR

LUTO: Falece ex-ministro da Agricultura e indicado ao Nobel da Paz, Alysson Paolinelli

Ex-ministro da Agricultura estava internado em estado grave em Belo Horizonte (MG), enfrentando complicações de saúde após uma cirurgia

LUTO: Falece ex-ministro da Agricultura e indicado ao Nobel da Paz, Alysson Paolinelli

A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO) emitiu uma nota nesta quinta-feira (29) confirmando o falecimento de Alysson Paolinelli, aos 86 anos. O Ex-ministro da Agricultura estava internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), enfrentando complicações de saúde após uma cirurgia no quadril, seguida de uma forte gripe que evoluiu para uma pneumonia grave.

Paolinelli recebeu reconhecimento internacional por seus esforços, sendo agraciado com o World Food Prize em 2006, em virtude de suas contribuições para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.

Neste momento de luto, a Gessuli Agrimídia presta sua solidariedade, expressando suas condolências e lamentando profundamente a perda de um ícone do setor. Alysson Paolinelli deixará um vazio no agronegócio brasileiro, sendo lembrado como uma referência de dedicação com a agricultura.

Assine as revistas Avicultura Industrial, Suinocul

Grande nome do setor

Paolinelli, que se destacou como ministro da Agricultura durante o governo de Ernesto Geisel (1974-1979), é amplamente reconhecido como um dos maiores nomes da agricultura brasileira e um defensor incansável da segurança alimentar mundial. Durante sua gestão, implementou inovações tecnológicas e programas de incentivo que contribuíram para que Minas Gerais se tornasse o maior produtor de café do Brasil.

Além de suas realizações na política e na agricultura, Alysson Paolinelli é conhecido por seu compromisso com a pesquisa, a ciência e a tecnologia. Ele foi um dos fundadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e promoveu a ocupação econômica do Cerrado, uma região até então considerada inapta para a agricultura.

O trabalho de Paolinelli no setor agrícola e sua contribuição para a segurança alimentar global foram tão significativos que ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021.

Na ocasião, a Suinocultura Industrial trouxe uma matéria de capa sobre, destacando a indicação de Alysson Paolinelli ao prêmio e sua relevância na transformação do Cerrado brasileiro em uma área de alta produtividade de alimentos. Para ler a matéria completa, clique aqui.